Já foram entregues 4,5 milhões de declarações de IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira já recebeu 4,5 milhões de declarações de IRS. Reembolsos atingiram os 2.178 milhões de euros.

Dois meses depois do arranque da campanha, os portugueses já entregaram mais de 4,5 milhões de declarações de IRS, segundo as estatísticas disponíveis no Portal das Finanças. Quanto aos reembolsos já processados, o último balanço revelou que já foram reembolsados pelo Fisco 2.178 milhões de euros no IRS.

Até ao momento, foram entregues 4.504.251 declarações de IRS, segundo os dados da Autoridade Tributária e Aduaneira. É de recordar que no primeiro dia em que foi possível submeter a declaração, o número ficou ligeiramente acima das 450 mil até às 18h, de acordo com o comunicado do Ministério das Finanças.

Os reembolsos do IRS têm vindo a “cair” na conta bancária dos contribuintes, demorando “cerca de três dias úteis entre o processamento da ordem de reembolso (após liquidação da declaração) e a entrada na conta bancária do contribuinte”, de acordo com as Finanças.

Segundo o balanço divulgado pelo Ministério esta quarta-feira, já foram liquidadas cerca de 3,9 milhões de declarações, das quais cerca de 2,2 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes. Foram também emitidas cerca de 636,2 mil notas de cobrança, num total de cerca de 789 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

No total, é expectável que sejam entregues cerca de seis milhões de declarações de IRS, tendo em conta o número fixado em 2021. Os contribuintes têm até ao final de junho para o fazer, mas muitos procuram acelerar este processo, obtendo mais rapidamente o reembolso, caso exista lugar a tal.

A entrega da declaração de IRS em 2022, referente aos rendimentos auferidos em 2021, é feita exclusivamente através do Portal das Finanças, sendo que os contribuintes podem também recorrer à linha de apoio da AT (217 206 707) ou às vagas de atendimento por marcação para apoio no preenchimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já foram entregues 4,5 milhões de declarações de IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião