Seca leva Espanha a reduzir caudais dos rios que entram em Portugal
Vice-presidente da APA explica que cerca de 70% da água que Portugal consome vem de Espanha, cujos caudais estão a diminuir, o que já se reflete na água que cruza a fronteira.
O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou que 70% da água que Portugal consome vem de Espanha através dos rios internacionais. Ora, os caudais estão a diminuir, o que se reflete na água que chega ao país, noticia o Público.
A seca em Espanha é uma “muito má notícia” para Portugal, disse Pimenta Machado, vice-presidente da APA, antecipando consequências “preocupantes” para Portugal já no próximo verão. “A precipitação atmosférica em Espanha é muito reduzida e falta água nas albufeiras”, afirmou o especialista num debate sobre Perdas de água: a insustentável realidade.
Pimenta Machado explicou que cerca de 70% da água que Portugal consome vem de Espanha através dos rios internacionais, cujos caudais estão a diminuir, o que já está a ter reflexo na água que chega a território nacional. Segundo o responsável, na bacia do Douro em território espanhol, a escassez de água “aumenta porque não chove e vão entrar em regime de exceção”. Já “o Tejo não está em exceção mas a partir de junho” poderá existir “uma gestão de crise”, antecipa ainda o vice-presidente da APA.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seca leva Espanha a reduzir caudais dos rios que entram em Portugal
{{ noCommentsLabel }}