Seca leva Espanha a reduzir caudais dos rios que entram em Portugal

  • ECO
  • 8 Junho 2022

Vice-presidente da APA explica que cerca de 70% da água que Portugal consome vem de Espanha, cujos caudais estão a diminuir, o que já se reflete na água que cruza a fronteira.

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou que 70% da água que Portugal consome vem de Espanha através dos rios internacionais. Ora, os caudais estão a diminuir, o que se reflete na água que chega ao país, noticia o Público.

A seca em Espanha é uma “muito má notícia” para Portugal, disse Pimenta Machado, vice-presidente da APA, antecipando consequências “preocupantes” para Portugal já no próximo verão. “A precipitação atmosférica em Espanha é muito reduzida e falta água nas albufeiras”, afirmou o especialista num debate sobre Perdas de água: a insustentável realidade.

Pimenta Machado explicou que cerca de 70% da água que Portugal consome vem de Espanha através dos rios internacionais, cujos caudais estão a diminuir, o que já está a ter reflexo na água que chega a território nacional. Segundo o responsável, na bacia do Douro em território espanhol, a escassez de água “aumenta porque não chove e vão entrar em regime de exceção”. Já “o Tejo não está em exceção mas a partir de junho” poderá existir “uma gestão de crise”, antecipa ainda o vice-presidente da APA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seca leva Espanha a reduzir caudais dos rios que entram em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião