Bolsas europeias caem após BCE confirmar subida de juros em julho

As bolsas europeias registaram quedas superiores a 1% esta quinta-feira. Praça lisboeta também teve perdas, mas menos expressivas.

A bolsa de Lisboa fechou a penúltima sessão da semana em queda, seguindo a tendência das congéneres europeias, apesar de ter registado perdas menos expressivas. Mercados reagem assim ao anúncio do Banco Central Europeu de que irá subir os juros em julho e setembro e pôr fim ao programa de compra de ativos em julho.

Pela Europa, as perdas superam 1%, com o pan-europeu Stoxx 600 a recuar 1,4%. Já o alemão Dax perdeu 1,7%, o britânico FTSE 100 caiu 1,5%, o francês Cac 40 desvalorizou 1,4% e o espanhol Ibex 35 cedeu 2,7%.

Já o índice de referência nacional, o PSI, caiu 0,52% para os 6.301,73 pontos. Entre as 15 cotadas, apenas três fecharam a sessão em terreno positivo, enquanto as restantes registaram desvalorizações.

A liderar as quedas ficou a Semapa, que perdeu 3,75% para os 14,90 euros, e a Navigator, que caiu 2,73% para os 3,99 euros. Nota também para as retalhistas, numa sessão em que a Jerónimo Martins recuou 0,75% para os 18,54 euros e a Sonae deslizou 0,53% para os 1,12 euros.

No vermelho ficou ainda a família EDP, com a casa-mãe a perder 0,38% e a subsidiária EDP Renováveis a recuar 0,64%, bem como a Galp Energia, que desvalorizou 0,16%.

No extremo oposto, nos ganhos, encontra-se apenas a Corticeira Amorim, que ganhou 0,77% para os 10,52 euros, o BCP, que subiu 0,41% para os 0,1951 euros e a Greenvolt, que somou 0,13% para os 7,50 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsas europeias caem após BCE confirmar subida de juros em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião