Um terço das pessoas que optaram por IRS automático entregou declaração na primeira semana
A maior parte dos contribuintes que decidiu entregar a declaração através do IRS automático fê-lo logo nas primeiras semanas do prazo.
Segundo os dados mais atualizados das Finanças, já foram entregues cerca de 1,65 milhões de declarações através do IRS Automático. A maior parte das pessoas que optou pela declaração pré-preenchida despachou esta tarefa no início do prazo, sendo que mais de um terço entregou logo na primeira semana.
O prazo de entrega do IRS este ano, referente aos rendimentos de 2021, arrancou a 1 de abril. Até 7 de abril, segundo as Finanças, tinham sido submetidas mais de 1,3 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, das quais 48% através do IRS automático. Ou seja, cerca de 624 mil declarações, mais de um terço de todas as que foram entregues até agora.
Desde a primeira semana, a percentagem de declarações entregues através do IRS automático tem vindo a diminuir, passado de 48% do total na primeira semana para 36% no balanço de 8 de junho.
É de sublinhar que no ano passado o IRS automático foi utilizado por aproximadamente 1,8 milhões de contribuintes, pelo que se está próximo de atingir essa fasquia. Se usarmos esse número como referência para este ano, continua a indicar que mais de um terço foi entregue logo na primeira semana (e mais de metade até 19 de abril).
Já o universo total dos abrangidos supera os três milhões de agregados familiares, mas nem todos deverão usar a declaração pré-preenchida, nomeadamente os casais em que um dos membros não esteja abrangido pelo IRS automático, já que habitualmente é mais vantajoso optar pela tributação conjunta.
Os contribuintes têm até 30 de junho para entregar o IRS, sendo que uma larga fatia tem acesso a uma declaração já previamente preenchida pelo Fisco.
É de recordar que os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático e que durante o respetivo prazo de entrega não confirmem a declaração automática de IRS nem entreguem a declaração nos termos gerais “verão, no final desse prazo, a declaração automática provisória tornar-se definitiva e ser considerada como a declaração entregue para todos os efeitos legais”, como sinalizam as Finanças.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Um terço das pessoas que optaram por IRS automático entregou declaração na primeira semana
{{ noCommentsLabel }}