Exclusivo Gasóleo deve subir 13 cêntimos e superar pela primeira vez fasquia dos dois euros na próxima semana. Mas gasolina desce três

O litro de gasóleo simples vai passar a fasquia dos dois euros ao custar 2,023 cêntimos – algo inédito na série que teve início em abril de 2015 – e o da gasolina simples 95 descerá para 2,141 euros.

Os preços dos combustíveis vão voltar a ter um comportamento diferente na próxima semana. Se tem um carro a gasóleo então não espere por segunda-feira para abastecer porque o preço deverá subir 13 cêntimos. Mas se o seu motor é a gasolina as notícias são boas, porque o litro deverá descer três cêntimos, apurou o ECO junto de fonte do setor.

Tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, isso significa que o litro de gasóleo simples vai passar a fasquia dos dois euros ao custar 2,023 cêntimos – algo inédito de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia – e o da gasolina simples 95 descerá para 2,141 euros. Mas estes valores ainda podem sofrer um ajustamento, tendo em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e do mercado cambial.

Mas esta semana, ao contrário das anteriores, não haverá quaisquer mexidas decorrentes da fiscalidade. Na passada sexta-feira, o Ministério das Finanças explicou que por causa dos feriados, não iria fazer a habitual atualização semanal do ISP, pelo que o valor não sofrerá alterações. O valor do imposto só voltará a ser atualizado a 17 de junho através do mecanismo de ajuste que devolve a receita adicional de IVA ditada pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Já o desconto do ISP equivalente à redução do IVA para 13% entrou em vigor esta segunda-feira com os valores 0,5 cêntimos no caso da gasolina e em 0,3 cêntimos no caso do gasóleo e assim se manterá ao longo do mês de junho, o último em que a medida se aplica. No entanto, o decreto-lei publicado em Diário da República prevê que a medida possa ser prolongada até dezembro.

O agravamento dos preços do gasóleo é um resultado da subida da cotação do petróleo, que apesar da elevada volatilidade, está próximo de máximos de três meses, devido a um agravamento dos preços dos produtos refinados por dificuldades de oferta, a este nível, acompanhado de um aumento da procura. Dados divulgados quarta-feira indicam que os stocks de gasolina nos EUA, que está em plena driving season, registaram uma queda abrupta. A média de quatro semanas para a procura de combustível para motores nos EUA subiu para nove milhões de barris por dia.

Brent segue em alta

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo deve subir 13 cêntimos e superar pela primeira vez fasquia dos dois euros na próxima semana. Mas gasolina desce três

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião