Gasóleo supera pela primeira vez fasquia dos dois euros

Valores médios praticados nas bombas esta segunda revelam que o litro de gasóleo simples passou a fasquia dos dois euros ao custar 2,024 cêntimos – algo inédito. Litro de gasolina desceu um cêntimo.

O litro de gasóleo superou pela primeira vez fasquia dos dois euros. De acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, o preço médio do diesel é de 2,024 euros, o valor mais elevado de sempre. Esta semana houve um agravamento de 13 cêntimos naquele que é o combustível mais comum em Portugal, tal como fonte do setor tinha antecipado ao ECO.

Os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira revelam que o litro de gasóleo simples passou a fasquia dos dois euros ao custar 2,024 cêntimos – algo inédito de acordo com os dados da Direção Geral de Energia e Geologia. Mas os preços da gasolina simples 95 desceram para 2,170 euros, ou seja, uma descida de apenas um cêntimo, quando a expectativa era de uma descida de três cêntimos.

Mas ainda é possível encontrar postos com o preço do gasóleo inferior a dois euros. É o caso o Intermarché de Vilar Formoso (1,849 euros por litro) que esta semana também vende o litro de gasolina abaixo dos dois euros (1,999 euros por litro), revela o site da DGEG. O valor mais elevado que o gasóleo tinha atingido foi de 1,996 a 28 de março deste ano.

Esta semana, ao contrário das anteriores, não houve mexidas decorrentes da fiscalidade. O Ministério das Finanças explicou que por causa dos feriados, não iria fazer a habitual atualização semanal do ISP, pelo que o valor não sofrerá alterações até 17 de junho data em que voltará a ser atualizado através do mecanismo de ajuste que devolve a receita adicional de IVA ditada pelo aumento dos preços dos combustíveis.

Já o desconto do ISP equivalente à redução do IVA para 13% entrou em vigor no início de junho com os valores 0,5 cêntimos no caso da gasolina e 0,3 cêntimos no do gasóleo. Montantes que se manterão ao longo do mês, o último em que a medida se aplica. No entanto, o decreto-lei publicado em Diário da República prevê que a medida possa ser prolongada até dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo supera pela primeira vez fasquia dos dois euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião