Agressividade dos bancos centrais pressiona bolsas com quedas até 3%

Fed aumentou taxas em 75 pontos base e Banco Central da Suíça decidiu aumentar a sua taxa em 50 pontos. Bolsas europeias perdem até 3% e juros da dívida sobem.

As bolsas europeias estão a registar quedas acentuadas até 3% esta quinta-feira, na sequência das decisões dos bancos centrais dos EUA e da Suíça em relação a subidas mais agressivas das taxas de referência e que estão a assustar os investidores.

As praças de Milão e de Frankfurt afundam cerca de 3% ao início da tarde, enquanto o CAC-40 de Paris e o IBEX-35 de Madrid cedem 2,4% e 1,6%, respetivamente. Já o índice de referência europeu Stoxx 600 recua mais de 2%.

Lisboa não escapa à pressão vendedora, com o PSI a perder 1,58% para 5,917,45 pontos. Apenas três ações estão em alta e 12 títulos perdem valor. A Galp afunda 4,59% e o BCP recua 4,48%, liderando as perdas na praça portuguesa.

A pressionar os índices acionistas estão as preocupações dos investidores com a agressividade dos bancos centrais face à escalada da inflação. A Reserva Federal norte-americana (Fed) anunciou esta quarta-feira uma subida das suas taxas de referência em 75 pontos base, o maior aumento em cerca de três décadas. Esta quinta-feira foi a vez de o Banco Central da Suíça aumentar as suas taxas em 50 pontos base, a primeira subida em 15 anos e uma decisão que apanhou os investidores de surpresa.

Já o Banco Central Europeu (BCE), que sinalizou que começará a subir as suas taxas em julho, realizou esta quarta-feira uma reunião de emergência para debater a subida dos juros da dívida da periferia da Zona Euro e anunciou a criação de uma ferramenta “anti-fragmentação” para travar a desconfiança em relação a países como Itália, Portugal e Espanha.

Com essa decisão, o BCE conseguiu acalmar as pressões sobre as dívidas públicas destes países, com os juros a cederem mais de 20 pontos base na quarta. Mas regressam agora às subidas acentuadas, na casa dos 10 pontos base.

“Há muito nervosismo. Após o alívio inicial para a Fed, os mercados parecem ter acordado que ainda assim é uma subida de 75 pontos base”, disse Giuseppe Sersale, da Anthilia, citado pela agência Reuters.

“Se até mesmo o banco central suíço subiu surpreendentemente as taxas em meio ponto, claramente os investidores imaginam que o aperto dos bancos centrais ainda é muito violento. Há muito pouco para se alegrar”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agressividade dos bancos centrais pressiona bolsas com quedas até 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião