Sindicato da aviação civil inicia plenários em aeroportos após falhanço da negociação na ANA

  • Lusa
  • 19 Junho 2022

Sindicato fala num “ano em negociação do AE [Acordo de Empresa] sem resultados”, marcado por “uma ‘não’ negociação dos aumentos salariais”.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) disse neste domingo que se atingiu “o limite do aceitável” na negociação do Acordo de Empresa da ANA – Aeroportos de Portugal, tendo já iniciado plenários e reuniões para “definir ações” a tomar.

Em comunicado, o Sintac fala num “ano em negociação do AE [Acordo de Empresa] sem resultados”, marcado por “uma ‘não’ negociação dos aumentos salariais”.

O sindicato denuncia ainda “a suspensão de contribuição para fundo de pensões, um sistema de avaliação irrealista e aplicado injustamente apenas com o fito de obstar à progressão na carreira dos seus trabalhadores, a falta recursos humanos nas operações, com potenciais efeitos na segurança aeroportuária, e a intenção de extinguir as tabelas salariais e carreiras profissionais”.

Um cenário que, sustenta, impõe “que se diga que foi atingido o limite do aceitável”.

Neste contexto, o Sintac diz ter já começado plenários e reuniões com os trabalhadores para “definir quais as ações a prosseguir no futuro muito próximo”.

O primeiro encontro aconteceu na passada sexta-feira no aeroporto da Horta, estando marcadas novas reuniões para segunda-feira (às 10:30) no aeroporto de Ponta Delgada; terça-feira (às 10:30) no aeroporto do Porto; quinta-feira (às 14:00) no aeroporto de Lisboa; dia 28 (às 14:00) no aeroporto de Faro; dia 01 de julho (às 10:30) no aeroporto Santa Maria; e dia 06 de julho, (às 14:00) no aeroporto do Funchal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato da aviação civil inicia plenários em aeroportos após falhanço da negociação na ANA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião