Petróleo oscila em dia volátil. Brent sobe para 113 dólares o barril

Os preços do petróleo seguem a valorizar, depois de terem começado o dia em queda devido às preocupações económicas globais.

A cotação do “ouro negro” nos mercados internacionais arranca o primeiro dia da semana marcada por volatilidade, com os preços a oscilar entre subidas e descidas. Atualmente, o barril de petróleo está a valorizar, rondando os 113 dólares.

Às 7h00 de Lisboa, o barril de brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, está a valorizar 0,6% para 113 dólares. Já o WTI, cotado em Nova Iorque, sobe 0,39% para 110 dólares.

Apesar de estarem a subir agora, os preços do petróleo começaram o dia em queda devido às preocupações económicas globais, que superavam o aperto da oferta. “Claramente fatores macro estão a impulsionar o petróleo no momento, em vez de fundamentais”, apontou Warren Patterson, chefe de pesquisa de commodities do ING, citado pela Reuters.

Ainda assim, continuam a impactar os preços os receios com a menor oferta, numa altura em que o petróleo da Rússia, o segundo maior exportador do mundo, permance fora do alcance da maioria dos países por causa das sanções ocidentais sobre a invasão da Ucrânia.

Entretanto, foi também conhecido que as importações chinesas de petróleo bruto da Rússia, por outro lado, subiram 55% em relação ao ano anterior para um nível recorde em maio, substituindo a Arábia Saudita como o principal fornecedor. Tal indica que Moscovo é capaz de encontrar compradores para o petróleo apesar das sanções ocidentais, embora tenha tido que reduzir os preços.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo oscila em dia volátil. Brent sobe para 113 dólares o barril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião