Berardo perde primeira ação contra fim do protocolo com o Estado no Centro Cultural de Belém

  • ECO
  • 20 Junho 2022

De acordo com a sentença, a decisão foi baseada na “manifesta falta de fundamento da pretensão formulada pelos requerentes”.

Joe Berardo sofreu a primeira derrota no processo jurídico que está a travar contra o Estado. Na passada quinta-feira, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa decidiu “rejeitar liminarmente o requerimento cautelar” que a Associação Coleção Berardo e o próprio empresário tinham interposto contra o Ministério da Cultura e o Centro Cultural de Belém (CCB), segundo avança o Público (acesso condicionado).

De acordo com a sentença, a decisão foi baseada na “manifesta falta de fundamento da pretensão formulada pelos requerentes”, que pediam que o Ministério da Cultura e o CCB fossem intimados a abster-se de “qualquer ato de oposição à renovação do Protocolo”. A renovação seria automática no final do ano se o Estado não tivesse denunciado o acordo. Os requerentes têm 15 dias, após a notificação, para apresentar recurso junto do Tribunal Central Administrativo Sul.

Reagindo a este processo, em declarações ao Público, o ministro da Cultura admite que ficou surpreendido com a providência cautelar e defende que “a atitude de litigância permanente” do comendador José Berardo “só confirma que a decisão de denunciar o protocolo foi correta”. Pedro Adão e Silva garante também que quando existir uma decisão final, “o Estado estará pronto a negociar um novo protocolo, ainda que não nos mesmos termos, com quem for então o proprietário da coleção”, não para comprar a coleção, mas para “garantir a sua fruição pública”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Berardo perde primeira ação contra fim do protocolo com o Estado no Centro Cultural de Belém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião