Jerónimo Martins investe 16,8 milhões em cotada norueguesa de produção de salmão
A retalhista dona do Pingo Doce comprou uma participação de 10,1% na empresa norueguesa de produção sustentável de salmão Andfjord Salmon por 16,8 milhões de euros.
O grupo Jerónimo Martins comprou uma participação de 10,1% na empresa norueguesa de produção sustentável de salmão Andfjord Salmon, cotada no Euronext Growth, por 16,8 milhões de euros.
“Com este investimento, feito através da sua subsidiária Jerónimo Martins Agro-Alimentar, S.A., o Grupo Jerónimo Martins torna-se, com 10,1% das ações da empresa, num dos maiores acionistas da Andfjord Salmon, situada na ilha de Andøya no Arquipélago Ártico de Vesterålen, na Noruega”, anuncia a retalhista dona do Pingo Doce, em comunicado divulgado esta quarta-feira.
No âmbito desta operação, a “Andfjord Salmon vai emitir e a Jerónimo Martins Agro-Alimentar vai subscrever 4.144.932 novas ações da Andfjord Salmon”, o que representa “um encaixe equivalente a 16,8 milhões de euros”, adianta ainda a nota de imprensa.
A norueguesa Andfjord Salmon produz salmão através de aquacultura com recurso ao uso eficiente da tecnologia, “com menos impacto nos recursos naturais, contribuindo para a conservação e o uso sustentável do oceano, do mar e dos recursos marinhos”, explica o CEO da Jerónimo Martins, citado em comunicado.
Para o efeito, a empresa norueguesa utiliza um sistema aberto de circulação da água, com o intuito de recriar o habitat natural deste peixe e “produzir salmão com um consumo de energia muito baixo e com a menor pegada carbónica possível”.
Também o CEO da Andfjord Salmon congratulou-se com o negócio, destacando que este investimento irá permitir à empresa “uma vasta competência em matéria de retalho alimentar internacional, marketing, logística e distribuição” e saudando a aposta da dona do Pingo Doce na aquacultura sustentável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Jerónimo Martins investe 16,8 milhões em cotada norueguesa de produção de salmão
{{ noCommentsLabel }}