Jerónimo Martins e BCP pressionaram PSI em dia de perdas na Europa

A bolsa de Lisboa terminou a sessão desta terça-feira no "vermelho", no dia em que foram divulgados os dados provisórios da inflação na Zona Euro. Jerónimo Martins e BCP pressionaram PSI.

A bolsa de Lisboa terminou a sessão desta terça-feira no “vermelho” em linha com as restantes praças europeias, no dia em que foram divulgados os dados provisórios da inflação em maio na Zona Euro. Por cá, a pressionar o índice de referência nacional esteve a Jerónimo Martins e o BCP.

Pela Europa, o Stoxx 600 recuou 0,9%, enquanto o francês CAC-40 perdeu 1,6%, o alemão DAX cedeu 1,4%, a par com o espanhol IBEX-35, e o britânico FTSE 100 desvalorizou 0,1%, no dia em que foi conhecido que a taxa de inflação no conjunto da Zona Euro acelerou para 8,1% em maio, o que fez aumentar os receios dos investidores de que o BCE possa tornar a subida de juros mais agressiva. A pressionar os mercados internacionais estão ainda as subidas dos preços da energia, após a União Europeia ter chegado a acordo para banir as importações do “ouro negro” à Rússia, exceto os fluxos via oleoduto, estando em causa cerca de dois terços das importações europeias a partir do país liderado por Vladimir Putin.

Por cá, Lisboa acompanhou o sentimento vivido nas congéries europeias, com o PSI a ceder 0,60 % para 6.257,50 pontos, com 11 das 15 cotadas a fechar em terreno negativo e apenas quatro no “verde”. Entre os “pesos pesados”, as ações da Jerónimo Martins caíram 1,55% para 19,07 euros, ao passo que os títulos do BCP cederam 1,13% para 19,18 cêntimos.

No grupo EDP, a subsidiária EDP Renováveis cedeu 0,44% para 22,84 euros, enquanto a “casa mãe” recuou 0,95% para 4,672 euros. Ainda pelo setor energético, a REN desvalorizou 1,03% para 2,885 euros por ação, enquanto a GreenVolt caiu 2,14% para 7,31 euros.

No setor petrolífero, a Galp Energia cedeu 0,20% para 12,26 euros, contrariando a subida de cotações de petróleo nos mercados internacionais. O barril de Brent, referência para as importações nacionais, avança 1,26% para 123,37 dólares, mas já esteve a superar a fasquia dos 124 dólares esta sessão.

Em contraciclo e a evitar quedas mais expressivas do índice de referência nacional estão as papeleiras. A Semapa avançou 2,20% para 15,82 euros, enquanto a Altri somou 1,76% para 6,06 euros, no dia em que anunciou que vai voltar a aumentar os preços da pasta do papel, a partir de junho. É o quinto aumento este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Jerónimo Martins e BCP pressionaram PSI em dia de perdas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião