Subida do petróleo e inflação pressionam Wall Street

As bolsas norte-americanas arrancam a sessão com perdas, numa altura em que os investidores receiam uma postura mais agressiva por parte da Fed no que toca às taxas de juro para conter a inflação.

Depois do feriado de segunda-feira nos EUA, as bolsas em Wall Street arrancam a sessão desta terça-feira em terreno negativo. Os investidores temem que a Fed tenha de apertar ainda mais do que o previsto a política monetária para combater a inflação, numa altura em que os preços do petróleo disparam e ameaçam aumentar os preços dos combustíveis pagos pelas famílias.

O S&P 500 desvaloriza 0,42%, para 4.140,94 pontos, enquanto o industrial Dow Jones recua 0,70%, para 32.982,12 pontos. Ao mesmo tempo, o tecnológico Nasdaq perde 0,05%, para 12.125,63 pontos. Estas quedas surgem após as bolsas norte-americanas terem estado encerradas na segunda-feira devido ao Memorial Day, feriado que homenageia os militares americanos que morreram em combate, e após os ganhos de quase 3% na sexta-feira.

Os investidores estão a digerir as declarações de Christopher Waller, membro do Conselho de Governadores da Fed, que admitiu na segunda-feira que o banco central deve estar preparado para aumentar as taxas de juro em meio ponto percentual em todas as reuniões até que a inflação seja definitivamente controlada. Esta terça-feira, o presidente dos EUA vai reunir-se com Jerome Powell, presidente da Fed.

Como pano de fundo está também a subida dos preços do petróleo, depois de a União Europeia ter chegado a um acordo para banir as importações do “ouro negro” à Rússia, exceto os fluxos via oleoduto, estando em causa cerca de dois terços das importações europeias a partir do país de Vladimir Putin. Os investidores também percecionam um aumento da procura, com algum alívio de restrições da Covid-19 na China. Os preços altos do petróleo fazem aumentar os preços dos combustíveis rodoviários, o que pode acabar por alimentar ainda mais a já elevada inflação.

As cotadas ligadas ao setor petrolífero estão entre as mais beneficiadas no arranque da sessão. A Exxon Mobil avança 1,39%, para 98,95 dólares, enquanto a Chevron soma 0,82%, para 179,75 dólares. Ao mesmo tempo, as ações da Total Energies avançam 1,05%, para 59,45 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida do petróleo e inflação pressionam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião