Cuatrecasas Acelera lança a 7.ª edição com foco em Portugal, Espanha e América Latina

A aceleradora de startups Cuatrecasas avança na internacionalização para captar mais candidaturas em Portugal e países da América Latina, para além de Espanha.

A Cuatrecasas Acelera lança a sua 7.ª edição, prevendo pela primeira vez a mentoria da parte de advogados portugueses, para além de continuar a estender o programa ao ecossistema empreendedor da América Latina e de Espanha. Segunda a firma, o objetivo é “consolidar o processo de internacionalização”. A Cuatrecasas Acelera é um programa de aceleração de startups focadas em desafios jurídicos promovido pela Cuatrecasas desde 2016.

“A Cuatrecasas Acelera está plenamente alinhada com a estratégia da firma, razão pela qual continuamos a internacionalizar o programa e a colocar o foco geográfico na América Latina e em Portugal, além de Espanha”, notou Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas.

O período de inscrição para participar na nova edição da Cuatrecasas Acelera decorre entre 31 de maio e 10 de julho. As startups que participem obterão apoio jurídico de todas as áreas de prática e de negócio da Cuatrecasas durante quatro meses, assim como acesso a clientes e a financiamento para o desenvolvimento dos projetos.

“Em paralelo, é lançada pela primeira vez uma convocatória aberta de forma permanente para incorporação de novos projetos no Cuatrecasas Fast Track, o programa que tem como objetivo testar tecnologia de scaleups internacionais e desenvolver provas-piloto que tenham relação com os desafios jurídicos colocados pelo mercado”, avançou a Cuatrecasas.

Entre as participantes, a Cuatrecasas Acelera vai selecionar seis que podem ser legaltech ou startups que tenham como objetivo resolver um desafio jurídico relevante derivado do seu próprio modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas relacionadas com o metaverso, data, inteligência artificial e blockchain.

“Concretamente, esta edição vai colocar o foco em soluções legaltech inovadoras, em projetos fintech que operem em nichos de mercado como cripto, distribuição financeira, pagamentos e dinheiro eletrónico; projetos healthtech relacionados com genomics, drug R+D, diagnostics e health apps; energy que estejam relacionados com as subáreas das energias renováveis, armazenamento e consumo; e insurtech de B2B, casa, distribuição e auto”, explicou.

Nesta 7.ª edição os colaboradores da Cuatrecasas das mais variadas áreas do direito e dos negócios e de jurisdições diferentes vão juntar-se à equipa de mentores da Cuatrecasas Acelera para prestar uma assessoria abrangente, individualizada e adaptada a cada projeto.

Após quatro edições do Cuatrecasas Fast Track, nas quais participaram sete startups, o escritório lançou uma nova convocatória que permanecerá aberta para que as melhores scaleups internacionais se possam inscrever durante todo o ano para projetar, cocriar e desenvolver pilotos em conjunto com a Cuatrecasas.

“A tecnologia e as soluções legaltech estão a amadurecer e a crescer a nível mundial. Durante meses recebemos propostas muito interessantes que não pudemos aceitar. Porém, não queremos perder nenhuma solução legaltech e para isso devemos estar dispostos a escutar e trabalhar com startups durante todo o ano”, afirma Alba Molina, Innovation Project Manager da Cuatrecasas.

A Cuatrecasas Acelera considerará todas as candidaturas que respondam a alguns dos seguintes quatro desafios: maximizar o conhecimento coletivo dentro da Cuatrecasas; fomentar a produtividade e eficiência no sector jurídico através de sistemas de automatização; criar contratos inteligentes que tenham aplicação aos negócios mediante o uso da tecnologia blockchain; e desenvolver soluções que permitam a digitalização da relação e melhoria da colaboração com o cliente para fomentar o costumer engagement.

Os interessados em ambos os programas poderão conhecer mais pormenores no “Information Day”, que decorrerá a 16 de junho próximo, pelas 15h00, em formato virtual. No final da chamada de ambos os programas, a comissão avaliadora desta edição estudará todos os projetos e entrará em contacto com as startups que farão parte da short list da Cuatrecasas Acelera. Em setembro, serão anunciados os nomes das seis startups selecionadas para o programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cuatrecasas Acelera lança a 7.ª edição com foco em Portugal, Espanha e América Latina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião