Crescimento do PIB espanhol desacelera para 0,2% até abril

  • Lusa
  • 24 Junho 2022

Número é uma décima inferior à estimativa inicial, de finais de abril, que apontava para uma crescimento de 0,3% da economia espanhola entre janeiro e março.

A economia espanhola cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, menos dois pontos do que nos três meses anteriores, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística de Espanha.

Este número é uma décima inferior à estimativa inicial, de finais de abril, que apontava para uma crescimento de 0,3% da economia espanhola entre janeiro e março, depois de o Produto Interno Bruto (PIB) do país ter aumentado 2,2% no último trimestre de 2021.

A queda do consumo das famílias em 2% foi o que mais contribuiu para esta queda do PIB no primeiro trimestre de 2022, coincidindo com uma nova vaga de Covid-19, no início do ano, com a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, com uma subida dos preços e escassez de alguns produtos.

Já em termos homólogos, comparando com o primeiro trimestre de 2021, o PIB espanhol cresceu 6,3%. No entanto, no início de 2021, a atividade estava condicionada por grandes restrições por causa da covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento do PIB espanhol desacelera para 0,2% até abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião