Valência será o centro espanhol da mobilidade elétrica

  • Joana Abrantes Gomes
  • 23 Junho 2022

Graças às baterias do grupo Volkswagen e aos modelos elétricos da Ford, Valência será a única região autónoma em Espanha com toda a cadeia de valor dos veículos elétricos.

Valência, onde a indústria automóvel emprega cerca de 25.000 pessoas, está prestes a tornar-se a única região autónoma em Espanha com toda a cadeia de valor dos veículos elétricos, desde a produção de baterias até à montagem de automóveis, avança o Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Em fevereiro, a região recebeu a notícia de um investimento de três mil milhões de euros do grupo Volkswagen para construir uma fábrica de baterias em Sagunto, deixando para trás as propostas de Estremadura, Catalunha e Aragão. Agora, a unidade da Ford no município de Almussafes foi escolhida para fabricar os dois novos modelos elétricos da marca norte-americana, o que permitirá assegurar o futuro da fábrica na próxima década.

O presidente do Governo regional valenciano, Ximo Puig, deu uma conferência de imprensa para anunciar a decisão, na qual sublinhou que o compromisso da Ford com Almussafes “garante o impulso de uma indústria que é essencial” para a economia de Valência.

Contudo, embora a Ford e a Volkswagen tenham assinado um acordo para desenvolver veículos elétricos, o grupo alemão excluiu a possibilidade de fornecer baterias de Sagunto à fábrica de Almussafes. Estas baterias serão utilizadas exclusivamente para a produção nas suas fábricas espanholas em Martorell (Barcelona), onde o grupo fabricará carros compactos elétricos para as marcas Volkswagen, Skoda e Cupra, e Landaben (Navarra), onde o consórcio alemão fabricará veículos SUV elétricos.

“Não excluímos os fabricantes. Mas a nossa primeira vaga de investimentos, que inclui seis gigafábricas na Europa, terá como objetivo fornecer a nós próprios, a nossa quota de mercado de 20% na Europa, uma percentagem que gostaríamos de manter também no mundo dos veículos elétricos, e que já temos”, disse o CEO global da Volkswagen, Herbert Diess, numa entrevista ao jornal espanhol.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valência será o centro espanhol da mobilidade elétrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião