Volkswagen paga 1,2 mil milhões a concessionários americanos

O Departamento de Justiça dos EUA continua a insistir na necessidade de a fabricante alemã comprar os automóveis afetados pelo escândalo das emissões falseadas.

A Volkswagen concordou em pagar cerca de 1,2 mil milhões de dólares (1,07 mil milhões de euros) a 652 concessionários norte-americanos prejudicados pelo escândalo das emissões de gases nos motores a gasóleo.

Esta verba a entregar aos concessionários nos EUA faz parte do pacote de 16,5 mil milhões de dólares que já tinha concordado em pagar. Assim, no total, os concessionários vão receber cerca de 1,85 milhões de dólares (1,64 milhões de euros) nos próximos 18 meses.

A VW está a indemnizar os concessionários depois de ter sido revelado que falseou os valores das emissões de gases poluentes dos seus motores a gasóleo. O Departamento da Justiça dos EUA continua, no entanto, à procura de uma solução técnica que reduza as emissões dos automóveis afetados.

Em conjunto com a Comissão Federal e advogados dos 475 mil proprietários afetados, o Departamento da Justiça apresentou na semana passada uma proposta para que a Volkswagen volte a comprar os veículos com motores com emissões falseados.

A proposta ainda terá ainda de ser aprovada no próximo dia 18 de outubro mas os concessionários continuam a afirmar que não vão vender nenhum automóvel da marca até ao final deste ano ano e do próximo.

Aposta nos elétricos

A fabricante de automóveis alemã vai ainda investir cerca de dois mil milhões de dólares (1,78 mil milhões de euros) nos próximos 10 anos para aumentar a produção e venda de veículos elétricos, segundo o El Economista.

E o investimento não fica por aqui: a marca alemã vai pagar 2,7 milhões de dólares (2,4 milhões de euros) ao Governo norte-americano para substituir autocarros públicos por outros novos e mais modernos, que ajudem a reduzir as emissões poluentes dos motores diesel.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen paga 1,2 mil milhões a concessionários americanos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião