Fisco já liquidou 4,7 milhões de declarações de IRS e reembolsou 2.475 milhões de euros

Cerca de 2,4 milhões de declarações levaram a reembolsos aos contribuintes até ao momento, cujo montante já totaliza os 2.475 milhões de euros.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já liquidou 2.475 milhões de euros em IRS até esta quarta-feira, o penúltimo dia da campanha deste ano, segundo o balanço divulgado pelo Ministério das Finanças. Até ao momento foram entregues cerca de 5,5 milhões de declarações de IRS, das quais já foram liquidadas cerca de 4,7 milhões.

No comunicado enviado pelo ministério tutelado por Fernando Medina, é referida a emissão de cerca de 883,6 mil notas de cobrança, “num total de cerca de 1.354 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)”. Das 5,5 milhões de declarações entregues, 32% foram submetidas através do IRS Automático, e 68% foram submetidas de forma manual.

Entre as cerca de 4,7 milhões de declarações já liquidadas, cerca de 2,4 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes.

De acordo com o Governo, o prazo médio de pagamento de todos os reembolsos efetuados por transferência bancária é de 19,2 dias, enquanto os contribuintes que entregaram o IRS Automático beneficiaram de um prazo médio de 12,6 dias. Em ambos os casos, os prazos médios regressaram ao pré-pandemia.

“Os contribuintes têm até quinta-feira, dia 30 de junho, para entregar a sua declaração de rendimentos” relembra o ministério tutelado por Fernando Medina. Os contribuintes podem também recorrer à linha de apoio da AT (217 206 707, rede fixa) ou ao Portal das Finanças para agendar o atendimento presencial nos Serviços de Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já liquidou 4,7 milhões de declarações de IRS e reembolsou 2.475 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião