Crescimento das vendas no comércio a retalho abrandam para 2,1% em maio

  • Lusa
  • 30 Junho 2022

Vendas no comércio a retalho recuam para 2,1% em maio, em termos homólogos, em reflexo da queda de 0,9% dos produtos alimentares, e aumento de 4,4% nos produtos não alimentares.

O crescimento das vendas no comércio a retalho desacelerou em termos homólogos, de 4,5% em abril, para 2,1% em maio deste ano, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O índice de volume de negócios no comércio a retalho apresentou uma variação homóloga de 2,1% em maio, desacelerando 2,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior”, salientou o INE.

Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho, por agregado (2015=100)

Fonte: INE

A evolução do índice agregado reflete as dinâmicas distintas do agrupamento dos produtos alimentares, que apresentou uma queda de 0,9%, menos 2,8 pontos percentuais (p.p). em relação ao mês anterior, bem como do agrupamento dos Produtos Não Alimentares que abrandaram 6,9 p.p. para um aumento de 4,4%.

Em termos mensais, o índice agregado registou em maio um crescimento de 1,4%, contra uma queda de 3,2% no mês anterior.

Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas, por seu lado, apresentaram taxas de aumento homólogas de 3%, 7,9% e 4,7%, respetivamente, quando no mês de abril o crescimento foi de 3,3%, 10% e 8,5%, pela mesma ordem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento das vendas no comércio a retalho abrandam para 2,1% em maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião