Valência dá 5.500 euros por trabalhador às empresas que implementem semana de quatro dias

O compromisso empresarial de reduzir a jornada laboral, sem alterar os salários, deverá afetar um número definido de pessoas, consoante o número de elementos da equipa.

Valência vai oferecer cerca de 5.500 euros por colaborador às empresas que implementem a semana de trabalho de quatro dias e mantenham os salários. O principal requisito para aceder a este incentivo monetário é que a organização tenha a sua sede localizada na região.

Durante o primeiro ano do programa, a subvenção será de 5.492,19 euros por cada trabalhador incorporado no plano de redução da jornada laboral para 32 horas semanais. A partir do segundo ano, o valor fixado é de 2.746,10 euros por cada colaborador e de 1.373 euros durante o terceiro mês, detalha o El Español (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Tendo em conta a duração máxima do programa (três anos), o valor máximo da subvenção que uma empresa poderá receber será de 9.611 euros por trabalhador. A convocatória, publicada esta quinta-feira, define ainda um valor máximo por empresa, que não deverá ultrapassar os 200.000 euros por plano, estabelecido a três anos.

O compromisso empresarial de reduzir a jornada laboral deverá afetar um número definido de pessoas, consoante o número de elementos da equipa. Em empresas com menos de dez pessoas, o plano deve incluir 30% da equipa. A mesma percentagem é exigida para companhias que contem com até 49 colaboradores. Já para empresas com mais de 50 trabalhadores, o valor mínimo obrigatório estabelecido desce para os 20%.

Em Espanha, o Governo está a avançar com um programa de apoio às empresas — com 10 milhões de euros previstos no Orçamento de Estado — que queiram implementar a semana de 4 dias como modelo de trabalho. O programa-piloto, que arranca este mês de julho, abrange cerca de 160 empresas e mais de 3.000 colaboradores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Valência dá 5.500 euros por trabalhador às empresas que implementem semana de quatro dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião