Chocolate: subir o preço ou cortar no tamanho? Que subam os preços
Um estudo do YouGov, feito com consumidores britânicos, sugere que no que toca a doces é preferível subir o preço do que cortar no tamanho.
O que escolhia: pagar mais pelo seu chocolate favorito, ou vê-lo encolher? Um estudo do YouGov — uma comunidade de análises de mercado e sondagens — indica que os consumidores preferem ver o preço subir, a comprar doces mais pequenos. O estudo foi desenvolvido para o mercado britânico.
A braços com uma campanha contra a obesidade — o Reino Unido é o quarto país da Europa com maior incidência da doença — várias marcas de chocolate optaram por diminuir o tamanho dos seus produtos, conta o YouGov.
Foi o caso dos chocolates Toblerone vendidos no Reino Unido (encolheram 15%), dos Maltesers (14,2%) e dos chocolates Tetley (6,25%), que mantiveram os preços mas diminuíram os tamanhos. É aquilo a que se pode chamar uma “shrinkflation“, isto é, o custo dos produtos sobe não porque o seu preço aumentou, mas antes porque o seu tamanho encolheu.
Contudo, o inquérito do YouGov mostra que os consumidores britânicos preferem pagar mais, a comer menos quantidade do seu doce favorito. Perante a pergunta direta, 46% respondeu que preferia pagar mais, 36% preferia ver o tamanho encolher e pagar o mesmo, enquanto 17% responderam não saber.
O inquérito permite também concluir que se for preciso diminuir o tamanho dos doces, o limite dos consumidores parece ser uma redução de 15%, já que 35% dos inquiridos garantem que deixariam de comprar o produto perante uma redução desta dimensão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chocolate: subir o preço ou cortar no tamanho? Que subam os preços
{{ noCommentsLabel }}