Greenvolt e EDP compensam retalho e BCP e seguram bolsa em terreno positivo

Aumento de casos de Covid-19 penalizou sentimento europeu, mas Lisboa escapou às perdas graças aos bons desempenhos da energia: Greenvolt disparou mais de 5% e grupo EDP subiu mais de 2%.

As ações da Greenvolt dispararam mais de 5% no arranque da semana em Lisboa no dia em que passou a marca dos 1.000 milhões de market cap e, juntamente com os ganhos do grupo da EDP, compensaram as quedas no setor do retalho e do BCP, segurando a bolsa em terreno ligeiramente positivo.

O PSI somou 0,09% para 6.001,0 pontos, com sete cotadas em alta e oito em baixa. A Greenvolt centrou as atenções dos investidores: disparou 5,74% para 8,29 euros, superando a fasquia dos 1.000 milhões de capitalização bolsista, depois do aumento de capital concluído na semana passada.

Ainda no setor da energia, a EDP ganhou 2,54% para 4,757 euros e a EDP Renováveis subiu para 2,06% para 24,75 euros, enquanto a Galp perdeu 1,12% para 10,13 euros.

O bom desempenho das três energéticas permitiu que a praça fechasse acima da linha de água, contrariando as perdas do retalho, onde a Jerónimo Martins (Pingo Doce) e a Sonae (Continente) caíram 2,28% e 0,79%, respetivamente, e do BCP, que caiu 2,16% para 0,1494 euros. O banco anunciou na sexta-feira que a sua unidade na Polónia registou mais 100 milhões de euros em provisões para os riscos legais com os créditos hipotecários em moeda estrangeira.

Lisboa conseguiu terminar a primeira sessão da semana com ganhos ligeiros, evitando as quedas que se verificaram na Europa. O índice Stoxx 600, referência para a região, caiu 0,53% para 414,89 pontos. O alemão DAX-30 registou uma quebra de mais de 1%, um dos piores desempenhos no Velho Continente.

“O aumento de novos casos na China castiga o sentimento do mercado, aumentando receios de que o governo chinês possa impor novos lockdowns no país, pressionando uma vez mais as cadeias de fornecimento e o crescimento económico global”, explicaram os analistas do BCP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greenvolt e EDP compensam retalho e BCP e seguram bolsa em terreno positivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião