Quer renovar equipa? Cinco recomendações para contratar recém-formados

O que lhes falta em experiência, compensam com entusiasmo e vontade de crescer profissionalmente. Saiba como garantir o sucesso nos processos de recrutamento de recém-graduados.

Os recém-formados são uma enorme fonte potencial de talento, que pode trazer novas perspetivas a uma organização, bem como preencher posições de nível inicial. O entusiasmo perante a perspetiva de aprendizagem de novas competências, e de integrar a projetos interessantes, fazem destes jovens uma força motriz para as empresas que queiram formar uma nova geração de colaboradores.

Para que o processo de contratação e integração de jovens recém-formados seja um sucesso, a Adecco Portugal sugere cinco dicas:

1. Desenvolva uma estratégia de recrutamento de recém-graduados orientada para a tecnologia

“Dizer que os novos graduados da geração Z são tecnologicamente avançados é um eufemismo. Muitos deles frequentaram cursos superiores online nos últimos dois anos durante a pandemia, pelo que a sua compreensão e utilização da tecnologia vêm como segunda natureza”, começa por explicar a consultora de RH.

O mais certo é encontrar este talento online. “Entre nas redes sociais, comunique via SMS, faça entrevistas através de chats de vídeo e utilize o maior número possível de canais digitais para que a sua empresa seja notada”, sugere a Adecco Portugal, em comunicado.

A construção de uma forte marca patronal multicanal requer algum esforço, mas pode posicionar a sua empresa como um empregador de topo que os novos licenciados e mestres procuram ativamente quando saem da faculdade.

Entre nas redes sociais, comunique via SMS, faça entrevistas através de chats de vídeo e utilize o maior número possível de canais digitais para que a sua empresa seja notada.

Adecco Portugal

Se está realmente à procura de causar uma impressão forte, considere ramificar-se em marketing influente e mesmo em novas plataformas, como é o caso do TikTok. Os mais jovens valorizam a prova social, por isso se virem outros a partilhar conteúdos sobre o trabalho na sua organização na Internet, é mais provável que prestem atenção e considerem candidatar-se a uma posição na sua empresa.

Além disso — e especialmente importante se estiver à procura de novos graduados em áreas tecnológicas competitivas, como TI, fabrico e segurança de dados — deve também fazer da tecnologia uma parte atrativa da sua oferta de emprego. “Ao mostrar a nova e brilhante tecnologia que a sua empresa utiliza, atrairá a Geração Z e os candidatos a emprego Millennial que queiram deitar as mãos ao mais recente hardware e software da indústria.”

2. Expanda a sua rede de ensino superior

Das dezenas de instituições de ensino superior em Portugal, quantas constam dos seus contactos? Espreite além das universidades de maior renome e torne a sua presença conhecida no maior número possível de escolas locais de ensino superior, escolas comerciais e instituições de formação.

Muitas universidades têm no seu sítio web páginas especificamente dedicadas a empregadores que procuram estabelecer parcerias com eles para oportunidades de recrutamento. “Certifique-se de que aproveita esta oportunidade e estabeleça parcerias a longo prazo que beneficiem tanto os recém-graduados, como a sua empresa. Parcerias como estas podem assumir muitas formas”, desde programas de cooperação a oportunidades de estágio ou feiras de emprego locais e nacionais.

E recorde-se: “Mesmo que se note que uma escola não anuncia abertamente oportunidades de contratação de estudantes e parcerias, isso não significa que não estejam abertos a trabalhar com a sua organização. Alcance e forme novos contactos dentro destas instituições. Ao construir uma rede genuína com o pessoal das carreiras universitárias ou mesmo com professores, terá acesso a novas licenciaturas de grande desempenho e começará a construir um bom nome para a sua empresa enquanto estiver na mesma.”

3. Estabeleça requisitos de emprego mais realistas

Há empresa que publicam ofertas de emprego para posições de nível inicial, mas pedem vários anos de experiência entre os requisitos. “Certifique-se de que evita fazer isto se estiver seriamente empenhado em atrair e contratar recém-licenciados. Não é realista”, defende a Adecco Portugal.

Por isso, a sugestão da empresa especializada em recursos humanos é que escreva as suas descrições de emprego para que não excluam candidatos que tenham pouca ou nenhuma experiência profissional. “Se está a afugentar candidatos jovens ou inexperientes com longas listas de requisitos para a posição, então a sua empresa terá muita dificuldade em contratar recém-formados no mercado de trabalho altamente competitivo de hoje.”

Se está a afugentar candidatos jovens ou inexperientes com longas listas de requisitos para a posição, então a sua empresa terá muita dificuldade em contratar recém-formados no mercado de trabalho altamente competitivo de hoje.

Adecco Portugal

Em vez de se concentrar na experiência de trabalho, “considere como as competências transversais de um candidato, conhecimentos transferíveis, estágios, trabalho voluntário e educação podem contribuir para a posição“, sugere. “O que lhes falta em experiência, compensam com entusiasmo e vontade de crescer profissionalmente. Pode ajudá-los ao longo da sua carreira, oferecendo formação no trabalho e oportunidades de aperfeiçoamento profissional. Isto também beneficia massivamente a sua empresa, pois em breve terá colaboradores bem treinados que estão interessados em experimentar as suas novas competências e mostrar-lhe o seu valor.”

4. Alinhe a sua estratégia de recrutamento com o calendário académico

Para tirar o máximo proveito das suas campanhas de recrutamento que têm como público-alvo os recém-graduados, deve alinhar a sua estratégia com o calendário académico. Por exemplo, pôr em marcha uma campanha para encontrar recém-licenciados durante do período de exames não é, provavelmente, a melhor altura.

Em vez disso, tente lançar a sua estratégia de recrutamento quando o final do ano académico se aproxima. “Não demasiado tarde para que todos os outros grandes empregadores o vençam aos melhores recém-formados, mas não demasiado cedo para que os estudantes não estejam ainda a pensar nas suas oportunidades de primeiro emprego”, detalha a Adecco Portugal.

E, se não tiver a certeza de quando é o momento certo para começar a visar os recém-formados, recorra aos departamentos das instituições que fazem a ligação com o mercado de trabalho, que existem hoje na maioria das instituições de ensino superior.

5. Ajuste os seus incentivos

As expectativas dos profissionais mudaram drasticamente nos últimos dois anos, e isto é especialmente verdade para os millennials e os candidatos pertencentes à geração Z. “Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e uma escassez de talento evidente, a sua abordagem ao recrutamento de novos graduados deve apelar ao que os candidatos de topo valorizam numa posição.”

Ao salário competitivo, segurança no emprego e equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal, estes jovens procuram a possibilidade de “trabalhar remotamente a partir de casa ou de outro local”, um “horário de trabalho flexível”, “oportunidades de progressão na carreira e de requalificação”, “compromissos de responsabilidade social das empresas” e “uma cultura positiva”.

“Se é compatível com a sua área de negócio e puder ter esta oferta na ‘mesa’, a sua empresa destacar-se-á como um empregador de topo que deposita confiança nos novos colaboradores e quer que estes tenham sucesso e se sintam felizes no trabalho.”

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