Já pensou em ser nómada digital? Quatro profissões que se adaptam facilmente

Revisor de texto, professor de línguas, tradutor e consultor são as profissões sugeridas pela Hotmart.

Além de adorarem viajar, os nómadas digitais são trabalhadores independentes que trabalham a partir de qualquer lugar do mundo. Tudo o que precisam é de um computador e de uma boa ligação à internet. Mas há profissões que podem ser, mais facilmente, adaptadas a este modo de trabalho e de vida.

Uma das grandes vantagens do nomadismo digital está relacionada com a “possibilidade de estas pessoas poderem deslocar-se para diversos sítios e conhecer diferentes culturas”. Além disso, “a flexibilidade de horários é outro dos pontos considerados muito positivos”, destaca a Hotmart.

Mas desengane-se se pensa que tornar-se nómada digital é fácil. “O nomadismo digital não é simplesmente fazer as malas e ir à descoberta do mundo”, alerta. “Como qualquer profissional, os nómadas digitais têm inúmeras responsabilidades, afinal, também têm metas e prazos para cumprir e contas para pagar. Por esse motivo, têm de ter altos níveis de disciplina e de organização, afinal, são os donos de seus próprios negócios”, refere a Hotmart em comunicado.

Nem todas as pessoas estão preparadas para encarar este modo de vida e de trabalho, mas se tem interesse em abraçar este estilo de vida e não sabe muito bem por onde começar, a Hotmart dá-lhe alguns exemplos de profissões que podem ser adaptadas para o ambiente digital.

  • Revisor de Texto

“O trabalho de revisão textual é perfeitamente compatível com o ambiente virtual. Além disso, a procura por revisores qualificados, que entendam bem as regras gramaticais e sejam comprometidos com prazos, está a aumentar. Um nómada digital bilingue pode rever textos noutros idiomas”, explica a Hotmart, em comunicado.

  • Professor de idiomas freelancer

Existem vários professores freelancers por todo o mundo e, atualmente, existe uma grande procura online por aulas de línguas, como inglês, francês, espanhol, entre outras. Tendo isto em conta, uma das suas opções pode passar por dar aulas de idiomas na sua própria casa ou até criar um curso online.

  • Tradutor

Ainda nesta área, quem sabe falar outras línguas pode trabalhar ainda como tradutor freelancer. “O trabalho pode ser remoto, na modalidade freelancer, para empresas ou pessoas comuns.”

  • Consultor

Finalmente, se for muito bom numa determinada área de especialização, investir no serviço de consultoria pode ser uma ótima ideia. “A consultoria funciona muito bem através de chamadas de vídeo, chamadas telefónicas e até mesmo por mensagens, além de não exigir nenhum investimento para começar.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já pensou em ser nómada digital? Quatro profissões que se adaptam facilmente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião