Banco do Canadá sobe juros em um ponto percentual para 2,5%
Este é o quarto aumento consecutivo das taxas de juros pelo Banco do Canadá.
O Banco do Canadá surpreendeu esta ao anunciar a subida da taxa de juros em um ponto percentual, para 2,5%, acima do esperado pelos analistas.
“Com a economia claramente em excesso de procura, inflação alta e em expansão e mais empresas e consumidores a esperar que a inflação alta persista por mais tempo, o Conselho de Governadores e decidiu antecipar o caminho para taxas de juros mais altas, elevando a taxa básica em 100 pontos base hoje”, refere o banco central do Canadá, em comunicado.
Os analistas esperavam que o Banco do Canadá aumentasse as taxas em 0,75 pontos para igualar o último aumento da Reserva Federal norte-americana.
No entanto, o Banco do Canadá aumentou uma vez mais os juros face à subida da inflação, que se situou em 7,7% em maio, salientando o compromisso com a estabilidade de preços e a garantia de tomar as medidas necessárias para atingir a meta de inflação de 2%. Este é o quarto aumento consecutivo das taxas de juros pelo Banco do Canadá.
Em março, o banco central elevou as taxas em 0,25 pontos, enquanto em abril e junho subiu em 0,50 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco do Canadá sobe juros em um ponto percentual para 2,5%
{{ noCommentsLabel }}