Símbolo do euro em frente ao BCE vai a leilão por manutenção cara

BCE contribui anualmente com 15 mil euros para a manutenção da escultura, mas não está disponível para aumentar a sua contribuição. Vandalismo e manutenção dispendiosa levam a leilão da peça.

A escultura azul do símbolo do euro, localizada em frente da antiga sede do Banco Central Europeu (BCE) em Frankfurt, vai ser leiloada após a sua manutenção se tornar demasiado dispendiosa, avançou esta segunda-feira o Politico (acesso aberto).

Contanto com 14 metros de altura, a escultura erguida pelo artista alemão Ottmar Hörl foi criada em 2001, tendo surgido ao lado da introdução das notas de euro na União Europeia. Após a crise financeira e da dívida soberana, a estátua de 50 toneladas é agora colocada à venda, embora os bancos contactados não se mostrem interessados.

É a organização sem fins lucrativos, Frankfurter Kultur Komitee, quem tem preservado a escultura nos últimos 21 anos, contando com a liderança de Manfred Pohl. “Contactámos 110 bancos nos últimos 12 meses e 90 nem se deram ao trabalho de responder”, admitiu Pohl. O responsável acrescentou que o aumento do vandalismo, aliado à falta de patrocínios, levaram à decisão de leiloar a peça até outubro de 2022.

Embora o BCE contribua anualmente com 15 mil euros para a manutenção da escultura, a entidade não se encontra interessada em aumentar o valor do seu apoio, nem participou numa mesa-redonda, organizada em abril, cujo objetivo pretendia garantir financiamento, esclareceu Pohl. Por outro lado, o responsável da organização partilha haver diversos indivíduos e empresas a manifestar o seu interesse na escultura.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Símbolo do euro em frente ao BCE vai a leilão por manutenção cara

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião