Escola de programação 42 já chegou ao Porto e está a selecionar primeiros alunos

Escola de programação para "gerar talentos, emprego e riqueza na região" do norte já está a funcionar no Porto, num investimento anual de um milhão de euros, e está a selecionar os primeiros alunos.

A escola de programação 42, presente em Lisboa, também já está a funcionar no Porto e a selecionar os primeiros alunos.

“A nossa esperança é que a escola 42 possa ter um impacto significativo na região ao contribuir com mais talentos e ao gerar mais empregos e riqueza”, adianta ao ECO/Local Online o diretor da 42 em Portugal, Pedro Santa Clara, a propósito da inauguração oficial deste campus, esta esta quinta-feira, no Porto, e que implica um investimento anual de um milhão de euros. Os primeiros candidatos ao curso já estão experimentar o inovador modelo de aprendizagem.

Considerada “uma das melhores e mais inovadoras do mundo na área da programação e com 46 campus espalhados pelo mundo”, esta escola, que começou em Paris, está instalada num espaço cedido pela empresa Critical Techworks, no centro da cidade do Porto.

O ensino assenta num modelo de aprendizagem “oposto ao tradicional, em que não há professores, aulas nem horários e os alunos aprendem através de uma plataforma digital”, explica Pedro Santa Clara. “Cada um desenvolve a capacidade de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de adaptação, a determinação, a autonomia e a resiliência”, lê-se no site da escola 42.

“A aprendizagem é feita entre pares, através do desenvolvimento de projetos que permitem ganhar pontos e passar de nível”, como num jogo, de acordo com o mesmo site.

No final dos três anos de curso, os estudantes terão desenvolvido competências em tecnologia e estarão aptos a entrar no mercado de trabalho. “O maior problema que temos neste momento é ter alunos que estão a ser constantemente ‘assediados’ pela empresas”, afirma o diretor da escola 42.

Na escola de Lisboa 400 alunos já estão a ter o curso intensivo. No Porto, os primeiros candidatos estão a participar na primeira “Piscine”, ou seja, na última fase do processo de seleção em que, durante 26 dias, os futuros alunos experimentam o modelo de aprendizagem da escola durante um bootcamp intensivo. Estão agendadas mais duas “Piscines” num total de 600 pessoas. Só depois é que os estudantes são selecionados para integrar o curso de programação gratuito.

A 42 Porto tem como parceiros fundadores a Critical Techworks e a SaltPay, e conta ainda com vários mecenas, como a Câmara Municipal do Porto, Amorim, BA Glass, Ecosteel, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Lionesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Escola de programação 42 já chegou ao Porto e está a selecionar primeiros alunos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião