Dona da Pingo Doce abre centro Incluir a Norte para promover empregabilidade de pessoas com deficiência

O Centro Incluir de Salgueiros está a receber candidaturas. Primeiras turmas começam formação já a 18 de julho.

A Jerónimo Martins inaugura esta sexta-feira, 15 de julho, no Porto, o seu segundo Centro Incluir. O centro, localizado em Salgueiros, tem como objetivo recrutar, formar e desenvolver pessoas com deficiência ou incapacidade, potenciando o seu acesso ao mercado de trabalho. O Centro Incluir de Salgueiros está a receber candidaturas. Primeiras turmas começam formação já a 18 de julho.

“A ideia do Centro Incluir surgiu da nossa experiência com o Programa Incluir que tem como objetivo a empregabilidade de pessoas em situação de desvantagem no acesso ao mercado de trabalho e que, desde 2015, já nos permitiu criar mais de 800 oportunidades. Em 2022, no eixo das pessoas com deficiência, foram criadas 156 oportunidades de trabalho”, adianta Marta Maia, chief people officer do Grupo Jerónimo Martins, citada em comunicado. O centro Incluir em Lisboa, desde o seu arranque, até ao final do ano passado já formou mais de 70 pessoas.

O Centro Incluir do Grupo Jerónimo Martins funciona com base numa metodologia de formação — desenvolvida internamente pela equipa técnica que trabalha a inclusão — customizada para cada formando e adaptada às funções que podem ser desempenhadas em cada um dos negócios do retalhista alimentar.

A primeira fase da formação, em sala, tem duração de duas semanas, trabalhando-se competências comportamentais e relacionais e simulação prática de tarefas numa área do Centro onde foi construída uma loja-escola. Seguem-se dez semanas de formação prática em contexto de trabalho, com apoio de tutores — colaboradores que acompanham cada formando no local de trabalho – e da equipa de inclusão.

Centro aberto à comunidade

Construído de raiz tendo em consideração os vários tipos de deficiência — sinalética e fonte de letra escolhidos para facilitar a leitura por parte de quem tem baixa visão ou dislexia, planta tátil e transcrição de texto para braille, para pessoas cegas, código de cor para daltónicos, auscultadores para maior conforto das pessoas com autismo, por exemplo –, o Centro Incluir está, à semelhança do espaço em Lisboa/Telheiras, está aberto à comunidade (mediante agendamento prévio).

“Terá também uma programação de conferências e debates, e terá exposições rotativas de arte feita por pessoas com deficiência”, refere o retalhista.

O Centro Incluir de Salgueiros já está a receber candidaturas através da plataforma Candidaturas Programa Incluir e do email incluir@jeronimo-martins.com. As primeiras turmas começam a formação já a 18 de julho.

Além do Centro Incluir, o grupo Jerónimo Martins tem desenvolvido outras ações visando a integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, como é o caso do Programa Search — lançado em 2017, em parceria com a Cooperativa Focus, para promover a transição para a vida ativa de jovens adultos com necessidades educativas especiais. A quarta edição, concluída em novembro de 2021, contou com 10 formandos acolhidos pelo Pingo Doce e Recheio, durante 10 meses, com vista à sua empregabilidade — ou o curso “Programa Individual de Estudos Multidisciplinares”. Resultante de um protocolo com a Universidade de Aveiro, o curso arrancou em outubro.

O grupo é reconhecido como Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021 pelo IEFP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da Pingo Doce abre centro Incluir a Norte para promover empregabilidade de pessoas com deficiência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião