Portugal “sairá da pandemia com crescimento global acima da média da UE”, diz Medina

Medina aplaude a revisão em alta das previsões do crescimento do PIB português, destacando que Portugal "sairá do processo de pandemia com crescimento global" acima da média europeia.

O ministro das Finanças vê com bons olhos a revisão em alta das previsões do crescimento da economia portuguesa para este ano, destacando que Portugal “sairá do processo de pandemia com um nível de crescimento do global do período acima de países como Espanha, Itália, Alemanha e França” — “e para vários deles, com diferenças muito significativas”.

“Portugal é aquele que apresenta o maior crescimento da Zona Euro em 2022”, destacou Fernando Medina esta quinta-feira, na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, referindo-se à revisão em alta por parte de Bruxelas das previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal em 2022, de 5,8% para 6,5%, acrescentando que as estimativas apontam para “uma resiliência da economia portuguesa muito significativa e importante”.

“É evidente que há sinais de abrandamento para 2023, mas os dados mostram também para Portugal de novo um crescimento acima da Zona Euro”, sinalizou ainda o ministro das Finanças. Recorde-se que para o próximo ano, Bruxelas reviu em baixa as previsões de crescimento económico português de 2,7% para 1,9%. Fernando Medina atribui este crescimento, em larga medida, ao facto de Portugal ter crescido “menos quando outros países cresceram mais”.

Nesse sentido, o ministro das Finanças destaca que o país “sairá do processo de pandemia” com “uma taxa de crescimento acima da média europeia”, até “acima de países como Itália, Espanha, Alemanha e França”, para os quais, em alguns casos, “há diferenças muito significativas”.

Quanto à inflação, e numa altura em que Bruxelas aponta para uma taxa de inflação de 6,8% para este ano em Portugal e de 3,6% para 2023, o governante sublinha que apesar de “ser acima do que estamos habituados”, Portugal estará também neste indicador abaixo da Zona Euro. “Para 2023 há uma queda significativa”, sinalizou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal “sairá da pandemia com crescimento global acima da média da UE”, diz Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião