Draghi vence moção de confiança mas governo italiano continua em risco
A moção de confiança passou com 172 votos a favor e 39 contra, mas os senadores do Movimento Cinco Estrelas ausentaram-se da votação deixando em crise a coligação do governo.
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, venceu esta quinta-feira uma moção de confiança no Senado, mas o futuro do seu Governo está em risco, depois de o Movimento Cinco Estrelas (M5S) ter boicotado a votação, provocando uma crise na coligação.
A moção de confiança passou com 172 votos a favor e 39 contra, mas os senadores do M5S – uma das principais forças políticas a apoiar o Governo de coligação, que inclui partidos desde a extrema-direita à esquerda – ausentaram-se, depois de terem anunciado a sua abstenção por não estarem de acordo com um decreto de ajuda social perante a crise, que consideram ser insuficiente.
Draghi deve reunir ainda esta quinta com o chefe de Estado de Itália, Sergio Mattarella, para decidir o futuro político do executivo, após ter anunciado que não estaria disponível para governar sem o apoio do M5S.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi vence moção de confiança mas governo italiano continua em risco
{{ noCommentsLabel }}