Importações europeias de carvão russo afundam 48% antes do embargo

Toneladas de carvão russo importadas em junho afundaram 48%, uma redução que surge em antecipação da entrada em vigor do embargo europeu, previsto para agosto.

A União Europeia (UE) reduziu drasticamente as importações de carvão durante o mês de junho, preparando-se para avançar com um embargo total já no próximo mês.

De acordo com o Financial Times, que cita dados da consultora Cru, cerca de 1,7 milhões de toneladas de carvão russo, usadas para a geração de energia, foram enviadas para Roterdão por via marítima em junho, para abastecer o bloco europeu. Trata-se de um declínio de 48% em relação a maio e, segundo a consultora, o maior desde, pelo menos, 2019.

Este abrandamento no mês passado surge após três meses consecutivos de aumentos constantes nas importações, mesmo com a Rússia a intensificar a ofensiva militar contra a Ucrânia, razão que levou aos 27 Estados-membros a avançarem com um embargo total ao carvão russo.

Dmitry Popov, analista da Cru, sublinha ao jornal britânico que as empresas europeias acumularam, no entanto, uma grande quantidade de carvão russo antes da proibição total de importação. A UE importa 45% do seu carvão da Rússia por cerca de quatro mil milhões de euros por ano.

Face à redução do fluxo de gás, economias europeias, incluindo a Alemanha e a Áustria, voltaram-se para o carvão, admitindo a reabertura de centrais para preservar o fornecimento de energia antes do inverno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Importações europeias de carvão russo afundam 48% antes do embargo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião