Oitante duplica lucros para 24 milhões, mas avisa que crise pode afetar dividendos

Lucros da Oitante subiram 90% no ano passado. Veículo que gere despojos do Banif já pagou toda a dívida ao Santander e quer agora retomar os dividendos ao Fundo de Resolução, apesar da crise à vista.

A Oitante quase duplicou os lucros no ano passado, atingindo um resultado de 24 milhões de euros, graças sobretudo à recuperação das vendas de imóveis. Ainda assim, o veículo que gere os ativos do antigo Banif que não foram comprados pelo Santander avisa que o cenário de estagflação que se perspetiva pode afetar os dividendos a pagar ao Fundo de Resolução.

Ao contrário do ano passado, em que pagou um dividendo de 15 milhões ao acionista, a sociedade gerida por Miguel Artiaga Barbosa optou desta vez por reter os resultados, até porque tinha como prioridade fazer o reembolso de toda a dívida contraída junto do Santander em 2015, aquando da resolução do Banif e da constituição da Oitante.

Assim aconteceu no final do mês passado, quando os últimos 18 milhões da dívida de 746 milhões foi amortizada, mais de três anos antes do vencimento e que vai ajudará a poupanças totais de 110 milhões em juros.

Amortizada esta dívida, a segunda grande meta do plano estratégico da Oitante passa por voltar aos dividendos, mas deixa um aviso ao Fundo de Resolução: o “valor pode vir a ser afetado pelo cenário de estagflação da economia portuguesa que alguns economistas começam a vislumbrar nas suas previsões, na medida em que, por um lado, prevê-se para 2022 valores de inflação recorde neste milénio e, por outro, a incerteza e instabilidade ameaçam fortemente o crescimento económico”, assinala a administração sobre as perspetivas futuras no relatório e contas de 2021.

Oitante soma seis anos de lucros

Fonte: Oitante

Para atingir este objetivo, a Oitante diz que vai continuar a vender os ativos imobiliários que ainda detém (mais de 1.500 imóveis) e a recuperar crédito malparado: tem uma carteira de 194 milhões de euros, distribuído por 798 devedores, mas apenas 13 milhões é crédito em situação regular).

Também diz ser “essencial manter o desinvestimento das restantes participações financeiras, fundos de private equity, e fundos de investimento imobiliário”. Um dos grandes negócios diz respeito à venda dos fundos da ECS à Davidson Kempner, que ainda não está fechada. “Neste momento, persistem variáveis em aberto pelo que ainda subiste alguma incerteza em redor da concretização desta operação”, diz a Oitante.

De acordo com a Oitante, os lucros de 24 milhões — comparam com o resultado de 12,6 milhões em 2020 — deveram-se sobretudo ao crescimento dos proveitos e ao controlo dos custos operacionais e financeiros.

Os rendimentos totais da Oitante ascenderam a 76,2 milhões de euros, mais 43% em relação ao ano anterior, “devendo-se essencialmente ao incremento das vendas de ativos imobiliários detidos diretamente pela Oitante e pelos fundos de investimento imobiliários detidos pela” sociedade.

O desempenho do ano passado permitiu à Oitante reforçar o seu capital próprio em 21,6%, alcançando os 135 milhões de euros, que compara com 50 mil euros apenas à data do início da sua atividade em dezembro de 2015.

A sociedade fechou 2021 com 50 trabalhadores, menos um do que no final de 2020, mas deverá reduzir ainda mais os quadros em função da venda de ativos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oitante duplica lucros para 24 milhões, mas avisa que crise pode afetar dividendos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião