5 coisas que vão marcar o dia

Galp apresenta resultados. Vodafone pode dar mais detalhes sobre uma eventual operação de consolidação. Preços dos combustíveis deverão descer nas bombas. E a Ryanair enfrenta uma greve em Espanha.

Esta segunda-feira, a Galp apresenta os resultados do trimestre – que vão ser particularmente escrutinados, depois de a empresa ter admitido que a margem de refinação disparou com a evolução do mercado do petróleo. É ainda publicado pelo regulador dos serviços energéticos mais um relatório semanal de análise aos preços dos combustíveis cobrados pelas gasolineiras.

Galp tem “lucros excessivos”?

A Galp Energia, uma das principais cotadas da bolsa de Lisboa, apresenta hoje os resultados do primeiro semestre de 2022. Em 13 de julho, a empresa publicou a habitual súmula do desempenho operacional no último trimestre, mostrando que a margem de refinação disparou de 6,9 para 22,3 dólares por barril de petróleo. Numa altura de particular sensibilidade para com os preços altos dos combustíveis, os resultados da Galp serão fortemente escrutinados.

ERSE analisa preços dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicará mais um relatório semanal de análise aos preços dos combustíveis, uma medida solicitada pelo Governo para aferir se as gasolineiras estão a cobrar margens excessivas aos clientes. O dia também deverá trazer boas notícias para as famílias portuguesas, que poderão assistir a uma descida de quatro cêntimos por litro no preço da gasolina e do gasóleo.

Há consolidação na Vodafone?

O Grupo Vodafone apresenta hoje os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal, que compreende o período de abril a junho. No ano passado, nestes três meses, a empresa conseguiu receitas de 258 milhões de euros em Portugal, um crescimento homólogo de 7,5%. Mas os investidores vão querer saber como estão os planos de consolidação da Vodafone num conjunto de mercados previamente identificados, onde se inclui o português. O leilão do 5G trouxe duas novas operadoras para o país e a Vodafone está convicta de que o mercado é pequeno demais para cinco empresas.

É dia de exames nacionais

Continua a temporada de exames finais nacionais da 2.ª fase no ensino secundário, que decorre até 27 de julho. Hoje, o dia é particularmente importante. Pelas 9h30, têm início os exames nacionais de Matemática A para os alunos do 12.º ano abrangidos, de Matemática B para os alunos do 11.º e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, também para os alunos do 11.º. À tarde, pelas 14h00, começa o exame de Filosofia (11.º).

Ryanair enfrenta greve em Espanha

É hoje que começa a greve de tripulantes de cabine da Ryanair em Espanha, decretada por duas estruturas sindicais. Os profissionais protestam pelo início das negociações de um acordo coletivo que inclua “condições de trabalho dignas”, entre outras reivindicações. A paralisação deverá gerar constrangimentos nos voos da empresa nos dez aeroportos espanhóis em que a Ryanair opera, incluindo Madrid e Barcelona. Deverá continuar até à próxima quinta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião