Governo já começou a pagar segunda leva do apoio de 60 euros às famílias carenciadas

O Governo já começou a pagar a 2.ª tranche do apoio de 60 euros aos beneficiários da tarifa social de energia, que abrange cerca de 770 mil famílias, adiantou fonte oficial do MTSSS ao ECO.

O Governo já começou a pagar a segunda tranche do apoio de 60 euros aos beneficiários da tarifa social de energia, que abrange cerca de 770 mil famílias, avançou o Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), ao ECO.

Em causa está um apoio destinado a apoiar as famílias carenciadas na sequência da escalada da inflação. “No próximo mês (agosto) será efetuado o pagamento às famílias beneficiárias de uma prestação social mínima“, adianta ainda fonte oficial da tutela liderada por Ana Mendes Godinho, sem especificar, no entanto, a data concreta para o início do pagamento.

O apoio de 60 euros foi anunciado em final de março (e começou a ser pago no mês seguinte), tendo começado por se destinar apenas àqueles abrangidos pela tarifa social de eletricidade, mas, em abril, acabou por ser alargado aos beneficiários de outras prestações sociais mínimas (foi pago no mês seguinte a estes beneficiários). Entretanto, a 22 de junho, o primeiro-ministro anunciou que o apoio iria ser prorrogado por mais três meses, o que gerou alguma confusão.

Não obstante, e apesar de ser calculado para esse período, o pagamento é feito de uma só vez, de forma automática e primeiro para os beneficiários da tarifa social de energia e depois para os restantes beneficiários de prestações sociais mínimas. Contas feitas, este apoio abrange um milhão e 70 mil famílias.

Inicialmente, o Governo estimava gastar cerca de 55 milhões de euros com este apoio, mas dado que foi alargado para os beneficiários de outras prestações mínimas sociais, o montante subiu para 64 milhões de euros. Ainda assim, e com a prorrogação do apoio, o valor duplicou, pelo que o Governo prevê agora gastar 128 milhões de euros.

De sublinhar que esta semana, durante o debate do Estado da Nação, o primeiro-ministro admitiu que o “efeito o inflação vai ser mais duradouro”, pelo que anunciou que o Governo vai anunciar um novo pacote de medidas para setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo já começou a pagar segunda leva do apoio de 60 euros às famílias carenciadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião