Ministro da Administração Interna promete reforço de polícias

Ministro reconheceu necessidade de reorganizar a rede de esquadras no país e frisou que será aprovado, em agosto, um plano de investimentos plurianual de 600 milhões para requalificar esquadras.

O ministro da Administração Interna admite que não foi “informado” sobre o encerramento da esquadra do Infante no Porto, que encerrou durante várias horas este fim de semana por falta de polícias — tal como o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Mas perante a polémica, José Luís Carneiro, prometeu um reforço de efetivos e a reorganização da rede de esquadras.

“Não fui informado dessa decisão”, afirmou o ministro da Administração Interna, quando questionado pelos jornalistas sobre o encerramento da 9.ª Esquadra da PSP, no Infante, no Porto, sublinhando, no entanto, que esta “não é a primeira vez” que esta situação sucede na Área Metropolitana do Porto, bem como “noutros pontos do país”, especialmente no verão.

José Luís Carneiro desvaloriza o facto de não ter sido informado do encerramento, assinalando que os comandos e outras entidades têm “autonomia na gestão de recursos”, nomeadamente a nível administrativo e financeiro. Ainda assim, fez questão de frisar o esforço para contratar “mais 900 polícias” que estão em formação em Torres Novas e “que servirão para reforçar estas equipas e para as distribuir onde fazem mais falta”, de forma a garantir o reforço das equipas que é “mais exigente” no verão. E recordou que, o Ministério da Administração Interna autorizou também ” o recrutamento de 1.020 policias” e aguarda que “que até outubro/novembro” possa “lançar mais um concurso de reforço de policias”.

O ministro da Administração Interna sublinha ainda que Portugal tem “um maior número de polícias por 100 mil habitantes”, bem como um “maior número de esquadras” face a outros países europeus. Segundo o governante, Portugal tem “442 polícias por 100 mil habitantes”, enquanto “Espanha tem 369 polícias por 100 mil habitantes, França tem 392 polícias por 100 mil habitantes, Alemanha tem 301 polícias por 100 mil habitantes e a Finlândia tem 135 polícias por 100 mil habitantes”. “Temos quase quatro vezes mais polícias do que a Finlândia“, sinalizou, em declarações transmitidas pelas televisões.

O ministro reconheceu a necessidade de reorganizar a rede de esquadras no país, sem no entanto dar quaisquer detalhes sobre como será feita, e sublinhou que será aprovado, em agosto, em Conselho de Ministros um plano de investimentos de natureza plurianual de 600 milhões para requalificação de infraestruturas e aquisição de equipamentos, nomeadamente de proteção policial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro da Administração Interna promete reforço de polícias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião