Direto Kiev coloca Lula da Silva na lista dos que promovem propaganda russa
O brasileiro foi incluído na lista de pessoas que Kiev considera fazer propaganda russa. MNE ucraniano alerta que "a guerra do gás" de Putin "é uma continuação direta da guerra contra a Ucrânia".
O candidato presidencial, Lusa da Silva, é o único brasileiro na lista de 78 pessoas que o regime de Kiev defende que promovem a propaganda russa. Lula, em entrevista à revista Time, disse em maio que Zelenski “é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”.
As autoridades militares ucranianas denunciaram esta terça-feira novos ataques russos em Odessa e no porto de Mykolaiv, após as investidas registadas no fim de semana no Mar Negro, durante os preparativos para a exportação de cereais ucranianos.
Ao mesmo tempo, numa publicação através do Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano assinalou que “a guerra do gás” de Putin contra a Europa “é uma continuação direta da guerra contra a Ucrânia”. “Ele usará toda a dependência que a Europa tem da Rússia para arruinar a vida normal de todas as famílias europeias. A única maneira é responder com força e livrar-se de qualquer dependência”, avisou Dmytro Kuleba.
Num dia marcado pelo Conselho extraordinário de ministros da Energia da União Europeia, o ministro do Ambiente e da Ação Climática português alertou que não se pode procurar resolver uma crise no gás, criando uma crise no sistema elétrico e assinalou que a nova proposta de Bruxelas sobre a redução de 15% do consumo de gás no bloco comunitário “já responde a algumas questões” levantadas por Portugal, mas sublinha que há que esperar para ver se esta será a última versão do regulamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Kiev coloca Lula da Silva na lista dos que promovem propaganda russa
{{ noCommentsLabel }}