PIB pode encolher até 1,7% com aumento da taxa de carbono

  • ECO
  • 26 Julho 2022

Taxa de imposto sobre carbono superior a 30% pode cortar o PIB nacional em até 1,7%. Ainda assim, BdP sublinha necessidade do aumento. Subida da taxa iria agravar ISP, mas corte no PIB pode ser menor.

Aumentar a taxa de imposto sobre o carbono para mais de 30%, tendo em vista atingir as metas climáticas do Acordo de Paris, pode provocar um corte de até 1,7% no Produto Interno Bruto (PIB) português, segundo um estudo divulgado pelo Banco de Portugal (BdP), avançou esta terça-feira o Jornal de Negócios (acesso pago).

A instituição liderada por Mário Centeno alerta para a necessidade de aumentar este imposto, apesar dos “impactos negativos” na economia e dos “efeitos muito assimétricos” no bem-estar dos trabalhadores. O BdP estima que Portugal tenha de avançar com um imposto sobre o carbono na ordem dos 32,9%, de modo a cumprir com os objetivos do Acordo de Paris, o que iria implicar um agravamento do imposto sobre produtos petrolíferos e energéticos (ISP).

No entanto, este aumento da tributação irá produzir efeitos a longo prazo sobre a evolução do PIB, a menos que o Governo faça uso das “receitas arrecadadas com esse imposto para financiar a economia”, pode ler-se. No caso de o Executivo fazer uso da receita do imposto para financiar os restantes setores económicos não poluentes, a queda no PIB já recua para 1,5%, embora possa situar-se em 0,9% caso a receite subsidie o setor de produção de energia renovável.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB pode encolher até 1,7% com aumento da taxa de carbono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião