Nas notícias lá fora: Microsoft, Covid-19 e Credit Suisse

  • ECO
  • 27 Julho 2022

Lucro da Microsoft cresce 2% para 16,7 mil milhões de dólares (2,23 por ação), abaixo das previsões de 2,29 por título. Estudos concluem que Covid-19 começou no mercado de Wuhan.

Mais de mil voos da Lufthansa foram cancelados devido a uma greve de 24h do seu pessoal de terra, afetando 134.000 passageiros. Credit Suisse regista perdas de 1,9 mil milhões de euros no primeiro semestre, e atribui resultados a gastos em processos de litigação. El Corte Inglés coloca em marcha plano anti-inflação assente na digitalização de processos e da “reorganização do quadro de pessoal”.

Wall Street Journal

Lucro da Microsoft cresce 2% para 17 mil milhões de dólares mas dececiona analistas

A Microsoft apresentou um lucro relativo ao último trimestre de 16,7 mil milhões de dólares (2,23 por ação), um aumento homólogo de 2%, o que dececionou os analistas, que esperavam 2,29 por título. Este foi uma das raras vezes em que a empresa desapontou os analistas, já que, por norma, até costuma superar as expectativas do mercado. O volume de negócios apresentado, de 51,9 mil milhões de dólares, acima do registado no último ano em 12%, também ficou aquém dos 52,94 mil milhões esperados pelos analistas. A empresa atribuiu o desempenho abaixo do esperado a “condições macroeconómicas em curso e outros fatores imprevistos”, incluindo o encerramento de fábricas na China, a deterioração do mercado de computadores pessoais e a invasão russa da Ucrânia, com esta a provocar a redução das atividades.

Leia o artigo completo no Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês)

Science

Estudos apontam mercado de Wuhan na China como início da pandemia

Dois estudos concluem que a pandemia de Covid-19 começou no mercado da cidade chinesa de Wuhan, apontando como causa provável do vírus uma origem animal. O primeiro estudo é uma análise geográfica que mostra que os primeiros casos, detetados em dezembro de 2019, estavam concentrados naquele mercado. Já a segunda investigação, é uma análise genómica do vírus dos primeiros casos, mostrando que é muito improvável que o vírus tenha circulado amplamente entre humanos antes de novembro de 2019. Desde o início da pandemia de Covid-19 que existe o debate entre especialistas, que ainda procura, quase três anos depois, esclarecer o mistério sobre a origem do vírus SARS-CoV-2.

Leia o artigo na Science (acesso pago, conteúdo em inglês)

DW

Mais de mil voos da Lufthansa cancelados devido à greve de pessoal de terra

Mais de mil voos da Lufthansa foram cancelados esta quarta-feira por causa de uma greve de 24 horas do pessoal de terra da companhia aérea alemã, afetando dezenas de milhares de passageiros. Cerca de 134.000 passageiros tiveram que mudar os seus planos de viagem ou cancelá-los completamente e pelo menos 47 ligações já tinham sido canceladas na terça-feira. Frankfurt e Munique estão a ser os aeroportos mais afetados pela greve, mas também houve voos cancelados em Duesseldorf, Hamburgo, Berlim, Bremen, Hannover, Estugarda e Colónia. A companhia aérea aconselhou os passageiros que não se desloquem aos aeroportos afetados porque a maioria dos balcões não terá funcionários.

Leia a notícia completa na DW (acesso livre, conteúdo em inglês)

Bloomberg

Credit Suisse com perdas de 1,9 mil milhões no primeiro semestre

O Credit Suisse, o segundo maior banco da Suíça, registou perdas de 1.866 milhões de francos suíços (1.914 milhões de euros) no primeiro semestre, um resultado que atribuiu a gastos em processos de litigação e a fatores como a guerra na Ucrânia. “Os resultados do banco viram-se significativamente afetados por fatores macroeconómicos e geopolíticos”, assinala, no relatório semestral, o responsável pela administração do banco, Thomas Gottstein. Para dar a volta a estes resultados o responsável revelou um plano no qual prevê um corte dos custos de 23%. “As circunstâncias difíceis eclipsaram a força do nosso departamento de gestão de património”, disse o responsável sublinhando que “é urgente adotar ações decisivas” perante as contas negativas. O Credit Suisse enfrenta uma etapa complicada não apenas devido a problemas financeiros mas também por causa de vários escândalos como o que provocou a demissão do presidente António Horta-Osório no princípio do ano, após uma investigação interna que concluiu que o português violou as regras de quarentena impostas no quadro da pandemia de Covid-19.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês)

Cinco Días

El Corte Inglés reduz custos e põe em marcha plano anti-inflação

O El Corte Inglés lançou um plano destinado a combater a inflação assente na redução de custos, nomeadamente, através da digitalização de processos e da “reorganização do quadro de pessoal”. No plano de reorganização, o El Corte Inglés contempla a saída dos trabalhadores cujas lojas foram encerradas, tendo-se deslocado para outras, embora descartem qualquer cenário de despedimento coletivo. Paralelamente, a empresa mantém o seu programa de reforma parcial, destinado a trabalhadores acima dos 61 anos, tendo dedicados 53,2 milhões de euros desde 28 de fevereiro.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Microsoft, Covid-19 e Credit Suisse

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião