Nas notícias lá fora: Taiwan, Al-Qaeda e Madrid

  • ECO
  • 2 Agosto 2022

Caças chineses voam perto de Taiwan em antecipação à visita de Nancy Pelosi. EUA anunciam morte de líder da Al-Qaeda. Madrid recusa-se a aplicar plano do Governo para economizar energia.

MásMóvil e Digi voltam a liderar as portabilidades nas telecomunicações em Espanha. BP anuncia aumento de 10% nos seus dividendos e compra de volta 3,5 mil milhões de dólares em ações. Presidente da comunidade de Madrid recusa-se a aplicar plano espanhol para a redução de energia e defende que “Madrid não se desliga”.

Financial Times

Caças chineses voam perto de Taiwan em antecipação a visita de Pelosi

Caças chineses voaram perto do Estreito de Taiwan na manhã desta terça-feira, segundo fontes citadas pelo Financial Times. O aumento da atividade militar chinesa surge em antecipação da visita da líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan. Embora o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, não tenha reagido, também os EUA têm unidades navais na região, incluindo porta-aviões e navios de assalto anfíbio. Taiwan e EUA preparam-se para uma possível reação violenta de Pequim, que alertou que não vai ficar de “braços cruzados” caso Pelosi visite Taiwan.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago/conteúdo em inglês).

Cinco Días

MásMóvil e Digi lideram angariação de clientes em Espanha

A MásMóvil e a Digi voltaram a liderar as portabilidades no mercado espanhol de telecomunicações em julho. Segundo dados citados pelo Cinco Días, a primeira ganhou cerca de 14,6 mil novos acessos fixos, enquanto a segunda conquistou perto de 8 mil. Em sentido inverso, Telefónica, Vodafone e Orange terão perdido clientes fixos. A MásMóvil prepara-se para lançar 5G em Portugal através da Nowo, enquanto a Digi está a construir uma rede própria no país, depois de também ter adquirido licenças no leilão da Anacom.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso live/conteúdo em espanhol).

Cinco Días

Presidente de Madrid recusa-se a aplicar plano de poupança energética

A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, recusou-se aplicar o plano de poupança energética aprovado pelo Governo espanhol, acordado na passada segunda-feira em Conselho de Ministros, no âmbito da resposta europeia à atual crise energética. Em resposta nas redes sociais, Isabel Díaz Ayuso defendeu que “Madrid não se desliga”, acrescentando que não irá cumprir com as medidas para reduzir o consumo de energia nos edifícios públicos e estabelecimentos comerciais. Segundo a presidente, a medida gera insegurança e prejudica o turismo e o consumo, provocando “escuridão, pobreza e tristeza”.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso live/conteúdo em espanhol).

Bloomberg

BP distribui mais dividendos e recompra 3,5 mil milhões em ações

A BP aumentou os seus dividendos em 10% e acelerou a recompra das suas ações após um aumento dos lucros. A petrolífera estima que os preços se mantenham elevados e destacou os seus investimentos na transição energética esta terça-feira. Em linha com outras empresas do seu setor, a empresa sediada em Londres vai comprar de volta 3,5 mil milhões de dólares em ações nos próximos três meses, acrescentando assim este valor aos 3,8 mil milhões já gastos no primeiro semestre do ano. O lucro da empresa ascendeu a máximos desde 2008.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

EUA matam líder da Al-Qaeda em ataque com drone

A Casa Branca divulgou que um míssil dos EUA, lançado a partir de um drone no Afeganistão, matou o líder da Al-Qaeda, Ayman al Zawahiri, um dos membros fundadores do movimento e uma das mentes por detrás dos ataques do 11 de setembro. Na manhã do passado domingo, os EUA lançaram a primeira missão conhecida de contraterrorismo desde a retirada das forças americanas do Afeganistão, tendo como alvo um esconderijo em Cabul. O egípcio Al Zawahiri, de 71 anos, foi aliado do fundador da Al-Qaeda, Osama Bin Laden.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Taiwan, Al-Qaeda e Madrid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião