Pesos pesados animam Lisboa que já entrou em modo “férias”
Semana arranca com ganhos de 0,6% nas ações europeias e a bolsa de Lisboa acompanha confiança dos investidores que ainda não estão “a banhos”.
A bolsa de Lisboa já entrou em modo de “férias”. A semana passada registou já metade ou mais do volume de ações transacionadas nas semanas anteriores. Ainda assim, a semana arranca com ganhos razoáveis na praça lisboeta, à boleia dos pesos pesados nacionais e dos pares europeus.
O PSI, o principal índice português, está em alta de 0,72% para 6.120,83 pontos, sendo que apenas uma cotada, a Corticeira Amorim, está em contramaré: recua 0,38% para 10,60 euros. O impulso na praça portuguesa é dado pelas maiores cotadas nacionais, com Galp e BCP a subirem mais de 1%, e EDP, EDP Renováveis e Jerónimo Martins a somarem entre 0,5% e 1%.
O melhor desempenho pertence à Altri, cujos títulos disparam mais de 2%, enquanto a Greenvolt – empresa de energias renováveis que fez o spin off recente da papeleira – valoriza quase 1,9%.
Galp sobe mais de 1%
Lisboa acompanha os ganhos que a Europa regista nos primeiros minutos de negociação da semana. O índice de referência europeu Stoxx 600 soma 0,6%, O alemão DAX avança 1%, assim como o espanhol IBEX-35.
Os analistas assumem as valorizações como um sinal de estabilização nos mercados acionistas, depois das perdas registadas na passada sexta-feira, quando o forte relatório sobre o mercado de trabalho nos EUA deixou os investidores mais certos de que a Reserva Federal norte-americana vai aumentar as taxas de juro em 75 pontos base na próxima reunião.
“Com outro aumento da taxa de 75 pontos base no próximo mês sendo o resultado mais provável agora, e embora muita coisa possa mudar neste período, podemos ter um par de dias nervosos para os investidores antes do relatório de inflação de quarta-feira”, referiu Craig Erlam, analista da Oanda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pesos pesados animam Lisboa que já entrou em modo “férias”
{{ noCommentsLabel }}