Ex-diretor de informação da TVI vai ser consultor de Fernando Medina

Sérgio Figueiredo, ex-diretor de informação da TVI, vai ser consultor do ministro das Finanças e monitorizar o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de políticas públicas.

O ex-diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, vai assessorar o gabinete do ministro das Finanças, Fernando Medina, através da prestação de serviços de “consultoria estratégica especializada”, nomeadamente no apoio ao “desenho, implementação e acompanhamento de políticas públicas”, confirmou o ECO, após a informação ser avançada pelo Jornal de Negócios.

Segundo fonte oficial do ministério, o objetivo desta contratação prende-se com a “auscultação de partes interessadas na economia portuguesa e a avaliação e monitorização” das políticas públicas definidas. O contrato de dois anos, por ajuste direto, deverá ser publicado no portal Base “e prevê uma remuneração equiparada e limitada ao vencimento base do ministro das Finanças”. Ou seja, Sérgio Figueiredo terá um vencimento mensal na ordem dos 4.767 euros.

A contratação de serviços de “consultoria estratégica especializada” foi esta segunda-feira autorizada pelo gabinete do ministro, tendo delegado essa competência no secretário-geral do ministério, Rogério Peixoto.

Sérgio Figueiredo, em declarações ao Negócios, garante que o seu trabalho “será de assessoria direta ao ministro” e não um “trabalho de gabinete”, de forma a “complementar o trabalho da equipa” de Fernando Medina. Para o antigo diretor da TVI, o gabinete de Fernando Medina “considerou importante ter alguém com capacidade de análise e com algum grau de especialização”, esclareceu.

O antigo diretor do Diário Económico e do Jornal de Negócios clarifica ainda que as suas funções consistem em olhar “para a informação que está disponível e que, protegido pelo facto de não estar na gestão diária do Governo e do ministério, tenha a capacidade diária de auscultar os stakeholders relevantes”, acrescenta. Diretor de informação da TVI, entre 2015 e 2020, foi acusado da prática de um crime de ofensa à reputação económica, por o canal ter avançado uma notícia que dava conta da resolução do Banif no início do mandato de Mário Centeno nas Finanças. Só em maio deste ano foi absolvido, tal como a TVI, dessas acusações. Durante este período na estação de Queluz, Sérgio Figueiredo contratou também o agora ministro das Finanças, Fernando Medina, para comentador do canal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-diretor de informação da TVI vai ser consultor de Fernando Medina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião