Custos da nova construção desaceleram para 12,9% em junho

Preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,2% e de 6,9% em junho.

Os custos de construir uma casa nova em junho aumentaram 12,9% face ao mesmo mês do ano passado. Apesar desta subida, isto representa uma desaceleração no ritmo de crescimento face a maio, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,2% e de 6,9%.

Em junho, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 12,9%, inferior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) à observada em maio, refere o INE. Os preços dos materiais aumentaram 17,2%, desacelerando 1,6 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão-de-obra aumentou 6,9% (6,2% em maio).

Índice de Custos de Construção de Habitação Nova.INE

O custo dos materiais contribuiu com 10,0 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (11,0 p.p. em maio) e a componente mão-de-obra aumentou a sua contribuição para 2,9 p.p. (2,5 p.p. no mês anterior).

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 80%. O gasóleo e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%. Os aços, as madeiras e derivados de madeira e as obras de carpintaria e os tubos de PVC apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

A taxa de variação mensal do ICCHN foi 0,4% em junho. O custo dos materiais diminuiu 0,7% e o custo da mão-de-obra aumentou 2,1%. As componentes materiais e mão-de-obra contribuíram com -0,5 p.p. e 0,9 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN (0,4 p.p. e 0,1 p.p. em maio, pela mesma ordem).

(Notícia atualizada às 11h53 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos da nova construção desaceleram para 12,9% em junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião