Lisboa é a 7.ª cidade do mundo onde preços de venda das casas mais subiram no semestre

Valores de venda no mercado residencial de Lisboa subiram 3,7% desde janeiro. Miami, Los Angeles e São Francisco lideram ranking elaborado pela consultora Savills.

Lisboa continua a destacar-se no mercado imobiliário, sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial dos preços. Um estudo da consultora Savills mostra que a capital portuguesa viu os preços do mercado residencial subirem 3,7% entre janeiro e junho, colocando Lisboa como a sétima cidade do mundo a observar a maior subida dos preços, à frente de cidades como Berlim, Londres ou Genebra.

“A resiliência do mercado imobiliário residencial global continuou a verificar-se na primeira metade de 2022”, refere a Savills, no estudo Savills World Cities Prime Residential Index, que abrange 30 cidades em todo o mundo. Neste índice, os valores de venda aumentaram, em média, 2,4%.

Entre dezembro de 2021 e junho de 2022, 90% das cidades representadas no Savills Index registaram um crescimento positivo do valor de venda. Este incremento foi “impulsionado pelo sentimento positivo no mercado, pelas taxas de juro ainda relativamente baixas, pela oferta limitada e pela atratividade do mercado residencial prime enquanto destino de investimento”, refere a consultora, em comunicado.

As primeiras três posições do ranking são ocupadas por cidades norte-americanas: no topo aparece Miami, com uma subida de 12,5% dos preços no espaço de seis meses. “Os impostos reduzidos e a qualidade de vida. que a cidade oferece, encorajaram a migração proveniente de outros locais dos Estados Unidos, alavancando este resultado”, explica a Savills.

Atrás aparece Los Angeles (+6,5%), onde “fatores como baixos níveis de stock, associados à conexão e à oportunidade económica” que a cidade oferece “impulsionaram os seus preços no mercado residencial prime”. São Francisco (+5,5%) vem na terceira posição, onde “o valor de venda prime já ultrapassou os valores pré-pandemia”. O Dubai (+4,7%) vem atrás e Nova Iorque (+4,3%), que “ainda não atingiu o pico registado em 2017”, fecha o top 5.

Fonte: Savills Research

No top 10 encontramos Lisboa, na sétima posição, com uma subida de 3,7% dos preços de venda das casas entre janeiro e junho, de acordo com o estudo da Savills. É a primeira cidade da Europa a figurar neste ranking.

De acordo com Alexandra Portugal Gomes, responsável de pesquisa e comunicação da Savills Portugal, “o mercado residencial de Lisboa vai continuar a registar uma procura dinâmica, mantendo a tendência de investimento no mercado do luxo”. Citada em comunicado, a especialista salienta que as expectativas apontam para que “os aumentos de preços continuem, mas a um ritmo mais lento e em direção a uma trajetória de estabilização”.

Alexandra Gomes detalha ainda que “a procura do mercado estrangeiro” pelo imobiliário português “permanece firme”. “Reino Unido, EUA, França e, mais recentemente, norte-americanos são as nacionalidades que lideram a procura”, procura essa “que continua a exceder fortemente a oferta atual”.

Analisando as 30 cidades analisadas pela Savills, Lucy Palk, analista da consultora, afirma que “olhando para o futuro, a trajetória de crescimento deverá manter-se, mas a um ritmo mais brando”. Prevê-se, assim, um aumento dos valores de venda para uma média de 2,2% no segundo semestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa é a 7.ª cidade do mundo onde preços de venda das casas mais subiram no semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião