Fundo de Resolução chumba venda da carteira “Harvey” do Novobanco

  • ECO
  • 12 Agosto 2022

O Fundo de Resolução, que já tinha pré-aprovado a operação, ainda que mediante condições, acredita que houve contacto de um investidor com um dos devedores com créditos na carteira.

Há um volte-face no processo de venda da carteira de crédito malparado “Harvey”. O Fundo de Resolução (FdR), que já tinha pré-aprovado a operação anunciada pelo Novobanco no final de 2021, ainda que mediante condições, prepara-se agora para a chumbar, avança o Jornal Económico (acesso pago). A carteira de créditos tinha sido vendida à Deva e à AGG Capital, do grupo Arrow, por 52,3 milhões de euros.

Uma das condições estabelecidas pelo Fundo no processo da venda era a “obtenção de confirmação”, por parte dos investidores interessados nos ativos integrados na “Harvey”, de que estes não tinham promovido, aceitado ou realizado contactos negociais com qualquer um dos devedores cujos créditos integravam a carteira a alienar. Embora no momento em que avaliou a operação o FdR considerava não ter razões para considerar que esses contactos existiram, agora há mesmo.

Além da relutância e até resistência dos investidores em aceitarem a referida condição, o Fundo acabou por ser informado por um dos devedores em como tinha sido contactado por um consultor de um dos investidores interessados na carteira “Harvey”. Ou seja, existem agora dúvidas, que o FdR considera inultrapassáveis, sobre a credibilidade das declarações apresentadas pelos investidores e, por isso mesmo, considera que as suas condições para a aprovação da venda não foram cumpridas, decidindo não a autorizar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundo de Resolução chumba venda da carteira “Harvey” do Novobanco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião