Problemas em concentrar no trabalho? 5 hábitos a adotar

Caminhar, fazer mais pausas, alongamentos ou até aprender uma nova língua são algumas das iniciativas que pode tomar para aumentar a sua energia no trabalho e aumentar a concentração.

Se sente que o trabalho é uma rotina interminável ou começar a jornada de trabalho deixou de lhe transmitir alegria, provavelmente, precisa de encontrar uma nova de se energizar no emprego. Iniciativas que funcionem como pequenos boosts de automotivação e que o ajudam a conseguir uma maior concentração nas horas de trabalho. Já pensou em tirar um curso de línguas?

“Há uma fatia importante de responsabilidade de cada organização em manter os seus colaboradores motivados, mas há uma quota-parte que cabe à esfera de cada profissional em manter a chama da motivação acesa, evitando cansaço, stress e desgaste mental. É por isso que é tão importante ter pequenas coisas pelas quais ansiar todos os dias: rituais e hábitos de trabalho que enriquecem ainda mais a sua vida profissional“, refere a Adecco.

A recrutadora lista algumas iniciativas que pode tomar para se automotivar e, com isso, aumentar a sua concentração.

  • Aprender línguas

Se trabalha numa atividade em que sabe, de antemão, quais os períodos de maior atividade, pode antecipar esses momentos de sobrecarga e envolver-se em alguma atividade que lhe dê prazer e, em simultâneo, enriquecer as suas competências pessoais, como aprender uma língua.

Pode começar por descarregar uma aplicação Word of the Day para o seu smartphone. “Este simples piscar de olho será uma grande distração de todos os números. E se passar cinco minutos a memorizar uma nova palavra todos os dias, descobrirá que, em breve, estará a falar uma língua totalmente nova”, diz a Adecco.

  • Ouvir música

Ouvir música de que gostamos transmite prazer e até calma. Vários estudos têm demonstrado que ouvir música faz com que o cérebro liberte dopamina, um neurotransmissor ligado a sentimentos agradáveis. Porque não usar essa fórmula durante a jornada de trabalho e, quando tiver uma pausa — ou as tarefas o permitirem –, selecionar a sua lista de músicas preferidas?

  • Caminhar

Trabalho de escritório — mesmo em teletrabalho — exige por vezes muitas horas frente à secretária, sem fazer pausas. Resultado? Não só cria tensão no corpo — que mais tarde se pode refletir em mazelas — como o seu desempenho começa a ressentir-se. Os especialistas aconselham a fazer mais pausas e, caso possível, exercício. “As caminhadas à hora do almoço são uma ótima forma de ficar em forma, refrescar-se e adquirir um novo hábito saudável no trabalho”, lembra a Adecco.

“Os benefícios de caminhar mesmo um pouco podem ser poderosos: há dados objetivos que provam que caminhar 30 minutos três dias por semana aumenta a satisfação, o sentimento de relaxe e diminuição do stresse. Caminhar também se torna uma oportunidade para a construção de relações e redes de contactos”, reforça.

  • Alongamento

Os profissionais de setores como a indústria, logística ou manutenção são frequentemente sujeitos a atividade física intensa durante a sua jornada de trabalho. Não só deve fazer as pausas recomendadas, como — para evitar a rigidez muscular — fazer alongamentos. “Há diversos estudos que demonstram que é melhor esticar durante mais de cinco minutos de cada vez e variar os alongamentos que se fazem. Porque não fazê-lo nesses pequenos momentos de trabalho?”, sugere a Adecco.

  • Faça off do trabalho e on a aplicações “felizes”

Estamos muitas horas ligados, com as jornadas de trabalho a se prolongarem, tornando difícil o descanso. Mas a tecnologia também pode ser útil e a ajudá-lo a ‘desligar’ e a cuidar de si.

“Há uma série de novas aplicações smartphone concebidas para cuidar da sua saúde mental: aplicações que promovem a calma e a atenção ou ajudam na meditação. Muitas destas aplicações são gratuitas.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Problemas em concentrar no trabalho? 5 hábitos a adotar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião