Preço do gás natural na Europa pode disparar até 60% no inverno, alerta Gazprom

Numa altura em que a empresa estatal russa envia para a Europa fluxos de gás reduzidos, a Gazprom alerta que o preço do gás natural poderá disparar até 60%.

A Gazprom alertou esta terça-feira que os preços do gás natural na Europa podem disparar até 60% para mais de 4.000 dólares por mil metros cúbicos este inverno, isto numa altura em que a empresa estatal russa continua a enviar para o bloco europeu fluxos reduzidos de gás através do principal gasoduto que liga a Alemanha à Rússia, o Nord Stream.

“Os preços do gás natural no mercado spot na Europa chegaram aos 2.500 dólares (por mil metros cúbicos). De acordo com estimativas conservadoras, se essa tendência persistir, os preços poderão exceder os 4.000 dólares por mil metros cúbicos neste inverno”, cita a Reuters um comunicado da Gazprom divulgado esta terça-feira.

Na Europa, o gás natural está em alta esta terça-feira e os futuros de referência Dutch TTF Gas para entrega em setembro chegaram aos 222,00 euros por megawatt-hora (MWh), pelas 16 horas. Apesar deste valor, encontra-se longe do recorde registado na primavera, de quase 335 euros por MWh, esclarece a Reuters.

A empresa estatal aproveitou o momento para avançar com os resultados entre 1 de janeiro a 15 de agosto, revelando que as exportações caíram 36,2% para 78,5 mil milhões de metros cúbicos nos primeiros oito meses do ano. Já em comparação com o mesmo período do ano anterior, a quebra foi de 13,2% para 274,8 mil milhões de metros cúbicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural na Europa pode disparar até 60% no inverno, alerta Gazprom

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião