Gasoduto ibérico poderá custar a Portugal e Espanha 350 milhões de euros
O gasoduto que liga Portugal e Espanha à Europa, através de França, poderá custar aos cofres ibéricos até 350 milhões de euros. Segundo o Expresso, obra poderá ficar concluída em dois anos e meio.
O gasoduto que liga a Península Ibérica à Europa, através de França, poderá custar entre 300 e 350 milhões de euros. O troço português, pode chegar a ter uma extensão de cerca de 160 quilómetros, entre Celorico da Beira e Vale de Frades, e custar 150 milhões de euros.
Os valores, avançados esta sexta-feira pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática ao jornal Expresso, surgem depois de o governo francês ter voltado a rejeitar o projeto proposto por Portugal e Espanha, numa altura em que o bloco europeu vive entre a promessa de se libertar do gás russo e a ameaça de Moscovo de fechar o abastecimento através do Nord Stream 1 a qualquer momento.
Já o tempo de construção poderá levar dois anos e meio, depois “da obtenção do licenciamento ambiental e a tomada de decisão final de investimento”, acrescenta o Governo ao jornal do grupo Impresa. A estimativa avançada pelo gabinete de Duarte Cordeiro é superior àquela avançada pela ministra da Transição Energética espanhola Teresa Ribera que, na semana passada, sugeriu que a obra poderia demorar até nove meses, se a França assim o quisesse. Já o Ministério da Transição Energética de França argumentou que um projeto de tal dimensão exigiria “vários anos” até estar concluído.
Devido ao tempo prolongado da obra, o governo de Emmanuel Macron sugeriu em alternativa a construção de terminais para navios que transportem gás natural liquefeito (GNL) de países do Golfo Pérsico ou dos Estados Unidos. A vantagem, segundo o gabinete francês, é que os chamados terminais de GNL exigem “investimentos menores e mais rápidos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Gasoduto ibérico poderá custar a Portugal e Espanha 350 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}