Microsoft aposta no recrutamento inclusivo. Tem mais de 100 vagas

Cerca de mil milhões de pessoas no mundo – 15% da população mundial – vive com algum tipo de deficiência, cerca de 70% não são aparentes.

Gonçalo, Manuel, Marta e Miguel. São colaboradores da Microsoft Portugal e dão a cara na mais recente campanha de recrutamento inclusivo da tecnológica. A empresa tem mais de 100 vagas abertas só no mercado nacional para recrutar talento diverso. Portugal é um dos três mercados EMEA piloto para as campanhas que a tecnológica terá depois nos restantes países.

Cerca de mil milhões de pessoas no mundo – 15% da população mundial – vive com algum tipo de deficiência, cerca de 70% não são aparentes. Aumentar a diversidade das equipas tem igualmente um efeito de 30% na produtividade das empresas, aponta um estudo da Gartner.

“Selecionar o melhor talento não é apenas importante para a empresa que somos, mas para aquela que aspiramos ser. A contratação de talento diverso, de uma forma inclusiva, é parte do nosso ADN, na Microsoft, e ajuda-nos a viver em pleno a nossa missão de capacitar todas as pessoas e organizações no mundo para atingir mais. Globalmente, os nossos colaboradores com deficiência têm sido catalisadores de grandes inovações da Microsoft, como Ferramentas de Aprendizagem, legendagem em tempo real no Teams, o Xbox Adaptive Controller, a nossa app Seeing AI, o kit adaptativo de Surface, entre outros”, destaca fonte oficial da Microsoft Portugal, à Pessoas.

“Continuamos, ativamente, a trabalhar para contratar e nutrir pessoas com deficiência para que tragam a sua experiência para os nossos processos, produtos e cultura. Para entender melhor a nossa força de trabalho e melhor investir e apoiar os funcionários, incentivamos os nossos colaboradores a, voluntariamente, se autoidentificarem como tendo uma deficiência, mas essa decisão recai sempre sobre o indivíduo. Da nossa parte, trabalhamos para garantir que cumprimos todos os requisitos de forma a que os processos de recrutamento sejam justos, equitativos e inclusivos”, refere a mesma fonte.

Portugal é mercado piloto para campanha

Só para Portugal a companhia tem mais de 100 vagas. “As posições variam entre technical support, customer success, business operations, entre outras. Procuramos sobretudo perfis técnicos, mas também de vendas ou developers“, avança fonte oficial.

Para aumentar a sensibilização para o tema da inclusão do talento diverso, a companhia tem a decorrer uma campanha digital.

“O nosso objetivo continua a ser um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, que represente as comunidades nas quais operamos, sempre em conformidade com as obrigações legais quando assim se impõe. Quisemos demonstrar com este vídeo, no qual nos socorremos dos testemunhos de quatro colaboradores que se voluntariaram para a campanha, que independentemente dos perfis, do background, independentemente das histórias de vida ou até das deficiências – que podem ser temporárias, permanentes ou situacionais e podem afetar qualquer pessoa em dado momento da sua vida –, há espaço para o talento diverso na Microsoft e que esta é uma organização na qual podem trazer tudo o que são para o trabalho”, refere fonte oficial da empresa.

“Serve essencialmente para inspirar e convidar todos aqueles que tenham paixão pela inovação, pela tecnologia, por aquilo que fazemos, a perceber se terão as competências, a ambição e o perfil para se juntar a nós”, conclui.

Portugal é, juntamente com a Roménia e Egito, um dos três países da região EMEA (Europe, Middle East and Africa) que estão a servir de piloto para as campanhas que a tecnológica terá depois nos restantes países onde atua.

“É, essencialmente, uma campanha de awareness, para criar maior visibilidade para o tema, porque o esforço maior é feito por parte das nossas equipas de Global Talent Acquisition e implicou adaptar os nossos sites de recrutamento para acomodar necessidades diferentes, formação dos hiring managers, articulação com agências especializadas de recrutamento, entre outras”, explica fonte oficial.

Nas equipas globais de recrutamento, há uma dedicada a um programa específico de contratação inclusiva que organiza eventos, por exemplo, uma “oportunidade para candidatos com deficiência participarem numa experiência de entrevista projetada especificamente para mostrar as suas competências e talentos num ambiente de apoio e inclusivo.”

Esse evento de contratação de um dia inclui um momento prévio em que os candidatos têm a oportunidade de ouvir os membros dos Disability ERG (Employee Resource Groups) da Microsoft a partilhar as suas histórias sobre como é ser uma pessoa com deficiência a trabalhar na companhia.

“As equipas de contratação e os entrevistadores participam em formações sobre acomodações e expectativas para garantir o apoio necessário a todos os candidatos. Além das formações em Diversidade & Inclusão, que fazem parte do leque de formação obrigatória de todos os colaboradores na empresa, as pessoas envolvidas nos processos de recrutamento são capacitadas com formação adicional, guias, e outras recomendações para garantir que o processo corresponde a todas as necessidades dos candidatos”, descreve fonte oficial da Microsoft quando questionada sobre medidas de apoio na empresa para esta pool de talento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft aposta no recrutamento inclusivo. Tem mais de 100 vagas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião