Itália pressiona junto da UE teto sobre o preço do gás russo

Mario Draghi fez pressão para que a medida avançasse junto dos homólogos europeus. Medida será discutida no próximo Conselho Europeu.

O primeiro-ministro italiano defende que a União Europeia deve determinar um limite para o preço do gás importado da Rússia para ajudar a aliviar a pressão resultante do aumento dos preços. O tema será discutido no próximo Conselho Europeu, em outubro, em Bruxelas.

De acordo com a notícia avançada esta quarta-feira pela Reuters, Roma pressionou “fortemente” para que a medida avançasse junto dos homólogos europeus, numa altura em que o preço do gás no bloco continua em alta. Esta quarta-feira, pelas 16h, os futuros do holandês TTF para entrega em setembro – que são a referência para os mercados europeus – subiam 8% para os 290.910 euros. “Alguns países continuam a opor-se a essa ideia porque temem que Moscovo possa interromper o fornecimento [por completo]”, cita a agência as declarações de Mário Draghi, que deixará o cargo após as eleições legislativas, no próximo mês.

Ainda que sinta alguma resistência na adoção de um mecanismo que limite o preço de gás, o líder italiano antecipa que essa posição possa vir a mudar. A Comissão Europeia anunciou este mês que está “a avaliar urgentemente as diferentes possibilidades de introduzir tetos de preços para o gás”, sem avançar com mais detalhes.

O tema chega numa altura em que o bloco enfrenta sucessivas interrupções nos envios de gás russo para a Europa. Na semana passada, a empresa estatal russa Gazprom anunciou que iria suspender o fornecimento entre 31 de setembro a 2 de agosto por motivos de manutenção, reavivando os receios de que o abastecimento possa ser cortado por completo.

Mário Draghi garantiu a Itália estará livre das importações de gás russo até o outono de 2024 se os dois terminais de gás natural liquefeito (GNL) entrarem em operação conforme previsto. Nos últimos meses, o país reduziu para metade a dependência do gás russo, que representou, no ano passado, 40% das importações de gás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Itália pressiona junto da UE teto sobre o preço do gás russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião