Gás natural na Europa sobe 7% e supera 312 euros/MWh

Preços do gás natural na Europa continuam a subir esta quinta-feira, depois de superarem 300 euros por MWh (megawatt-hora) na sessão anterior. Para novembro, futuros já tocam os 320 euros.

Os preços de referência do gás natural na Europa continuavam a subir esta quinta-feira de manhã, à medida que se aproxima uma nova suspensão no abastecimento pela Rússia ao continente através do gasoduto Nord Stream 1, marcada para 31 de agosto. Os futuros do TTF para entrega em setembro aproximavam-se dos 310 euros por MWh (megawatt-hora), depois de terem superado a marca dos 300 euros na sessão anterior.

A perspetiva de um novo corte no fluxo de gás via Nord Stream 1, que liga a Rússia à Alemanha, está a gerar novas preocupações na União Europeia, que teme que o Kremlin deixe de fornecer gás por completo, no contexto da guerra na Ucrânia. A manutenção anunciada pela Gazprom deverá durar três dias, mas, à semelhança da anterior, os líderes europeus temem que o gasoduto não volte a reabrir.

Esta quinta-feira, o gás TTF chegou a cotar nos 312,9 euros por MWh, uma subida de mais de 7%, mas os futuros para entrega em novembro chegaram a ser transacionados a 320 euros, segundo dados da plataforma Barchart.

EDP e Galp sobem preços aos consumidores

É neste contexto internacional que as comercializadoras portuguesas acabam de anunciar novos aumentos nos preços cobrados aos clientes finais. Na quarta-feira à tarde, a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, revelou à Lusa que a empresa vai aumentar o preço do gás às famílias em 30 euros mensais, em média. “Esta atualização de preços tornou-se inevitável. Nós não produzimos gás, nós temos de o comprar em mercado. Temos que fazer repercutir isto”, frisou a responsável.

Pouco depois, também a Galp admitiu não ter alternativa que não a de subir os preços do gás. “Face à volatilidade do mercado e ao respetivo aumento do custo do gás, a Galp confirma que irá proceder a um aumento dos preços do gás em outubro numa ordem de grandeza a indicar brevemente”, disse fonte oficial, sem revelar qual a dimensão do aumento.

Entretanto, o Governo vai entrar em cena. Esta quinta-feira, está prevista uma conferência de imprensa do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, na qual deverão ser apresentadas medidas para mitigar o aumento dos preços do gás natural aos consumidores.

O gás natural é usado na Europa para aquecimento nas habitações, mas sobretudo para produção de eletricidade. É ainda usado em diversas indústrias, como a cerâmica, metalúrgica, por exemplo.

Este ano, para evitar que a subida dos preços do gás inflacionasse demasiado os preços da eletricidade, os governos português e espanhol obtiveram autorização da Comissão Europeia para aplicar um limite aos preços do gás natural usado para produzir eletricidade. A medida ficou conhecida por “mecanismo ibérico”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural na Europa sobe 7% e supera 312 euros/MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião